Inauguração de UPA pauta debate na Câmara de João Pessoa

por Paulo Pádua — publicado 28/08/2018 21h00, última modificação 02/07/2019 17h03
Abertura de Unidade de Pronto Atendimento dos Bancários foi discutido durante sessão ordinária desta quarta-feira (29)

Os líderes da oposição e do governo, Leo Bezerra (PSB) e Milanez Neto (PTB), respectivamente, ocuparam a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), durante a sessão desta quarta-feira (29), para falar da nova UPA-E (Unidade de Pronto Atendimento Especializado) do bairro dos Bancários, inaugurada na última segunda-feira (27) pelo prefeito Luciano Cartaxo.

Leo Bezerra denunciou que na unidade, o raio x não funciona e faltam ficha de atendimento e água. Em aparte, Milanez afirmou, por sua vez, que o equipamento de saúde está funcionando de forma plena e começou a prestar um serviço de qualidade em menos de 48 horas depois de aberta. “Uma UPA extremamente organizada. A Prefeitura vem mostrando compromisso com a saúde pública. Abrimos uma unidade com serviço a ser prestado de forma imediata”, acrescentou o líder governista.

Mas o líder oposicionista afirmou que “a nova UPA foi aberta de forma atabalhoada e irresponsável”. “Recebi várias denúncias. Uma UPA inaugurada sem estrutura alguma”, comentou.

Leo Bezerra ainda disse em seu pronunciamento que existem problemas também de funcionamento na UPA da Oceania no Retão de Manaíra e em alguns PSFs, como o do bairro do Cristo Redentor. “A comunidade de Mumbaba, também está um verdadeiro caos. A saúde de João Pessoa está na “UTI”, lamentou Leo, que aproveitou para convidar os vereadores a visitarem a rede pública de saúde da Capital.

Milanez Neto admitiu que a saúde pública não é perfeita, mas a de João Pessoa obteve grandes avanços na atual gestão municipal. Ele rebateu a crítica de Leo, de que a UPA da Oceania apresenta problemas: “A UPA da Oceania atende melhor do que alguns hospitais particulares”, enfatizou.

Líder da oposição recebe outros apartes

Além de Milanez, os vereadores Dinho (PMN), João dos Santos (PR), Luiz Flávio (PSDB), Bosquinho (PSC) e Carlão (PSDC) também apartearam o líder da oposição. Eles não concordaram com as denúncias trazidas por Leo e destacaram a importância da UPA dos Bancários para a Capital.

João disse que foi convidado para participar da assinatura da ordem de serviço da Comunidade do S. Dinho destacou, por sua vez, a competência e capacidade profissional dos administradores das UPAs, da Oceânia e de Cruz das Armas, e se colocou à disposição para levar o líder da oposição numa visita a uma das unidades.

Para Luiz Flávio, a cidade de João Pessoa, agora, está bem servida com esse atendimento de urgência e emergência. De acordo com ele, os problemas, citados por Leo Bezerra, com relação a UPA dos Bancários, são pontuais e, com certeza, serão resolvidos. “A UPA vai cobrir 100% a população da cidade”, afirmou.

Bosquinho endossou as palavras de Luiz Flavio e reforçou: “100% da população é assistida com saúde básica”. Carlão lembrou que a gestão passada só entregou uma unidade, enquanto que a atual já entregou quatro”.