Incentivo à cultura rende homenagem ao empresário José Diniz de Sousa

por Damião Rodrigues — publicado 18/09/2018 21h00, última modificação 02/07/2019 13h42
O empresário, natural de Antônio Martins (RN), recebeu o Título de Cidadão Pessoense na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), tarde desta terça-feira (18)

Uma sessão solene foi realizada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na tarde desta terça-feira (18), para outorga do Título de Cidadão Pessoense ao empresário José Diniz de Souza, natural de Antônio Martins (RN). A solenidade foi proposta pelo vereador Marcos Henriques (PT) e secretariada pelo vereador Humberto Pontes (Avante).

A mesa do evento foi composta pelos vereadores e pelo homenageado, além da coordenadora do Balé Nordeste e do Fórum Forró de Raiz, Joana Alves; o poeta, músico e apresentador Nonato Costa; a gerente da Loja Diniz de Guarabira, Márcia Teófilo de Aquino; e o produtor e o diretor do programa Cantos e Contos, Pedro Fernandes e Celso Soares, respectivamente.

O vereador Marcos Henriques fez um relato sobre a trajetória de vida do novo cidadão pessoense e destacou sua importância na promoção e no investimento da cultura do Nordeste, além de ser um empresário bem sucedido. “Os grandes investimentos dispensados a nossa cultura representam imensa gratidão a esta cidade que lhe acolheu e lhe credenciam às honrarias que lhes serão concedidas. Este é o reconhecimento do povo de João Pessoa que lhe torna cidadão desta cidade que você abraçou. Parabéns, hoje, você é um cidadão pessoense”, discursou.

Todos os que usaram a tribuna reverenciaram a seriedade e o respeito com que o empresário incentiva e promove a cultura regional através de investimentos e dedicação. “O país que não vive sua cultura é um país morto. Bem merecida esta homenagem. Parabéns a Câmara por esta iniciativa”, exaltou Joana Alves.

Já a funcionária Márcia Teófilo de Aquino destacou a humanidade do agraciado no trato com os funcionários. “Seu Diniz é uma escola. Ele ensina tudo que sabe e muito mais um pouco. Ele é humano, e digo isto em nome de todos os funcionários. O senhor faz história na vida de todos nós”, declarou.

O novo cidadão pessoense agradeceu pela homenagem ao vereador Marcos Henriques e pela parceria na vida aos familiares, amigos e colaboradores. “Tenho prazer em incentivar a nossa área cultural porque a cultura é a identidade de um povo. Tenho muito orgulho de ser nordestino e agora, de direito, pessoense”, disse.

Familiares, amigos e colaboradores do homenageado, além da vereadora Raíssa Lacerda (PSD) prestigiaram a solenidade, que foi permeada por apresentações artísticas de Joca do Acordeon, que executou o Hino Nacional e do poeta Raulino Silva, que cantou um repente na viola.

O homenageado

Natural da cidade de Antônio Martins, no Rio Grande do Norte, o agraciado é empresário do ramo ótico com lojas em todos os recantos do país, além de patrocinador da área cultural, sendo um dos principais incentivadores do programa de músicas nordestinas Cantos e Contos.

Assista à solenidade na íntegra aqui.