Indicação propõe planejamento de ciclovias já na construção de ruas e avenidas de JP

por Clarisse Oliveira — publicado 30/06/2017 21h00, última modificação 05/07/2019 13h29
Sugestão ao Executivo Municipal, de autoria do vereador Lucas de Brito (PSL), tem objetivo de estimular o ciclismo como forma de transporte sustentável na Capital

Hoje João Pessoa possui cerca de 45km de ciclovias e ciclofaixas em vários pontos da cidade. Por ser uma capital antiga, nem todas as ruas e avenidas foram inicialmente pensadas para conter um espaço separado da rua exclusivo para ciclistas (ciclovia) ou um espaço dentro da rua destinado ao trânsito de bicicletas.

Pensando nisso, o vereador Lucas de Brito (PSL) teve aprovado, no início de junho, uma Indicação ao Executivo Municipal para que, quando qualquer rua for construída ou ampliada, ela já seja pensada para ter uma ciclovia. A matéria ainda propõe a criação do Sistema Cicloviário do Município, composto por ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas.

De acordo com o propositor da matéria, a ideia é estruturar a malha cicloviária da Capital e estimular o ciclismo. “Queremos incentivar o uso de bicicletas como forma de transporte na cidade de João Pessoa, contribuindo para o estabelecimento da mobilidade sustentável e para um meio ambiente equilibrado”, justificou Lucas de Brito.

André Nascimento é presidente do Pedal Jampa, grupo que há 12 anos reúne entusiastas do ciclismo como esporte, lazer e consciência social. Ele, que pedala há 30 anos, é a favor de que a matéria seja colocada em prática.

“Para mim seria uma felicidade, uso a bicicleta como meio de transporte e lazer. Fora que vai incentivar muitas pessoas a aderirem mais ainda ao ciclismo, porque tem muita gente pedalando, o que falta é estrutura na cidade para pedalar em segurança”, afirmou André Nascimento.