IPM quer investir em educação previdenciária e fazer concurso público
O superintendente do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPM) participou, na manhã desta segunda-feira (23), de mais uma audiência pública promovida pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao exercício financeiro de 2017. Conforme explanou Moacir do Carmo, o órgão tem como foco, para o próximo ano, investir na educação previdenciária, além de prever a realização de concurso público para admissão de novos servidores.
O representante do IPM explicou que o órgão tem como função principal gerir os benefícios previdenciários de todos os servidores efetivos do município de João Pessoa, cuidando do patrimônio e garantindo tanto o pagamento dos benefícios no presente quanto seu planejamento para o futuro.
“É de conhecimento da população a dificuldade de honrar e pagar adequadamente a folha de pagamento em vários municípios do País, mas nós, felizmente, estamos em dia com todos os benefícios, além de termos, com folga, recursos suficientes para os próximos 75 anos, através do nosso fundo previdenciário”, assegurou.
Moacir do Carmo revelou que o foco dos principais projetos para o ano que vem é a educação previdenciária, como forma de capacitar os servidores municipais para lidarem com a questão e se prevenirem diante das incertezas econômicas no futuro. Também deve-se garantir a continuidade de investimentos na formação dos próprios servidores do IPM, a fim de que a gestão do patrimônio seja cada vez mais eficiente.
O superintendente ainda salientou a intenção de realizar concurso público para aumentar o quadro de servidores efetivos do IPM, que atualmente conta com cerca de 20 profissionais. “Quando tivermos mais servidores efetivos, teremos também a garantia de que esses recursos gastos com educação e capacitação vão permanecer no Instituto. Hoje, ainda temos muitos prestadores de serviços”, revelou.
Outra previsão para 2017 é a ampliação da sede do IPM, que hoje depende do auxílio de um prédio alugado para melhor desenvolver seus serviços. “Além disso, também focamos na modernização dos sistemas de informações, inclusive com a aquisição de novos equipamentos”, destacou.
Após explanação do atual superintendente do IPM, o vereador Pedro Alberto Coutinho (PHS) – que esteve à frente do órgão nos últimos três anos e retornou recentemente para seu mandato na CMJP – afirmou que conhece a equipe e o compromisso da Administração Municipal com questões que envolvem a previdência dos servidores públicos.
“Nunca atrasamos nenhum tipo de repasse, e isso é muito importante. Pouquíssimos municípios da Paraíba têm regimes próprios e que realmente funcionam. Nós estamos entre os únicos que obtêm sem dificuldades o certificado de regularidade do Ministério da Previdência Social”, elogiou Pedro Coutinho.