Joana Belarmino é a entrevistada no Programa 'Cobra Criada' desta semana

por Clarisse Oliveira — publicado 08/06/2018 21h00, última modificação 11/07/2019 16h37
Rubens Nóbrega entrevista a jornalista e professora em programa que vai ao ar neste domingo (20), às 20h

O Programa 'Cobra Criada', da TV da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), recebe nesta edição a jornalista e professora Joana Belarmino. Comandado pelo jornalista Rubens Nóbrega, o programa que resgata a história do jornalismo paraibano vai ao ar neste domingo (20), às 20h, pelos canais 39.1 (sinal aberto) e 23 (Net), e, a partir da segunda-feira (21), pelo canal da TV Câmara no YouTube.

Nascida cega, Joana Belarmino é natural de Itapetim, em Pernambuco, radicada em João Pessoa e hoje é uma das mais admiradas jornalistas da Paraíba, além de professora doutora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O jornalista Rubens Nóbrega conversou sobre a carreira e dificuldades enfrentadas por Joana Belarmino durante sua trajetória como jornalista e professora da área.

Antes de atuar no magistério, Joana Belarmino foi profissional de imprensa nos jornais O Norte e A União, tendo inda trabalhado na Secretaria de Comunicação do Estado da Paraíba. É colunista semanal do jornal A União, onde também publica seu projeto de Microentrevistas realizado na rede social Twitter.

Joana é Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba, 1981; Mestra em Ciências Sociais pela mesma universidade (1996) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP), 2004. Iniciou a docência em 1994, hoje atua como professora adjunta do Curso de Comunicação Social e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFPB. Ela desenvolve pesquisas nas áreas de acessibilidade à comunicação, ciberativismo, cegueira e percepção tátil, arte, literatura e comunicação.

Este é o terceiro episódio da série de entrevistas, que já recebeu os jornalistas Walter Santos e os Irmãos Lucena. É possível rever os programas anteriores clicando nos links ou no canal da TV Câmara do YouTube.

Demais inéditos

A TV Câmara ainda estreia mais dois programas inéditos neste domingo (20). O Câmara Jovem desta semana tem como tema os jovens na carreira militar. A apresentadora Suely Gonçalves visitou as bases do Exercito e Marinha em João Pessoa para conhecer o que é uma carreira militar e os jovens que tem o sonho de seguir essa carreira. O programa vai ao ar às 18h30.

Já o Segundo Caderno traz entrevista com o cantor e compositor Dida Fialho, às 19h30. Ele conversou com o jornalista André Cananéa sobre as influências, trajetória e músicas que fazem parte dos 40 anos de arte desenvolvida pelo entrevistado. Natural do bairro de Cruz das Armas, o músico integrou o grupo 'Ave Viola', destacou-se no teatro e lançou dois discos.