Vereador entrega certificados a jovens que concluíram cursos de capacitação

por Paulo de Pádua — publicado 18/12/2019 19h10, última modificação 19/12/2019 11h42
Colaboradores: Foto: Juliana Santos
Cursos de Capacitação Profissional para o Mundo do Trabalho e de Recepcionista e Atendimento ao Público foram ofertados através do mandato parlamentar

O vereador João Almeida (Solidariedade) entregou nesta quarta-feira, 18, 60 certificados a alunos que concluíram os Cursos de Capacitação Profissional para o Mundo do Trabalho e de Recepcionista e Atendimento ao Público ofertados através do seu mandato parlamentar. Os cursos fazem parte do projeto “Ação Comunitária nos Bairros” que já capacitou 3 mil pessoas, muitas das quais já inseridas no mercado de trabalho.

A solenidade de entrega dos certificados ocorreu na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). “Foi ótimo. Aprendi muita coisa. Foi uma grande oportunidade para tentar entrar no mercado de trabalho de João Pessoa que atualmente é muito concorrido”, comentou a aluna Rute Ferreira, que concluiu o curso de Recepcionista e Atendimento ao Público, ministrado pelo professor Júlio Rufo.

Já a aluna Quésia Barros, que concluiu o mesmo curso, disse que adquiriu muito conhecimento e garantiu estar apta a conseguir o primeiro emprego. “Preciso apenas de uma oportunidade. Já entreguei vários currículos e fiz até uma entrevista de emprego. Estou esperando ser chamada. Graças a esse curso”, ressaltou Quésia.

Os adolescentes Raiana Ferreira da Silva e Vitor Rafael agradeceram os ensinamentos dos professores e a inciativa do vereador João Almeida. “Só tenho que agradecer. A dedicação dos professores e o apoio do vereador. Isso é um estímulo a mais em nossas vidas”, enfatizou Raiana. “Gratidão. É só o que eu tenho para falar”, declarou Vitor. Os dois fizeram o curso de Capacitação Profissional para o Mundo do Trabalho, ministrado pela professora Rosimery Veloso.

João Almeida, idealizador do projeto, disse que os jovens de comunidades mais carentes passaram a ter mais oportunidades com esses cursos em várias áreas profissionais. De acordo com o parlamentar, eles adquirem conhecimento com professores qualificados e ficam aptos a conseguir o primeiro emprego. “Uma das maiores mazelas que esse país enfrenta é a questão do desemprego. Um problema sério que gera miséria, desigualdade social, violência... Para tentar diminuir essa realidade, estamos dando a oportunidade para que esses jovens tenham uma vida mais digna, aprendam um uma profissão e consigam seu primeiro emprego”, disse.

Para o vereador, todos necessitam de uma oportunidade para vencer na vida. Os cursos foram realizados na ONG “Luz do Mundo”, na Ilha do Bispo, Associação “Mãos Estendidas”, em Mangabeira, e na Igreja Pentecostal Restauração, localizada no Conjunto Presidente Médici.

O professor Júlio Rufo afirmou que durante as aulas é possível perceber a vontade e alegria dos alunos para aprender. “São alunos dedicados. Esses jovens, esses sim, são o futuro do país. Meninos e meninas humildes que querem, com muita luta, conquistar seus espaços no mercado de trabalho”, garantiu Rufo.