Jovem resgatado pela Fazenda da Esperança testemunha em missa na CMJP
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) promoveu, na manhã desta sexta-feira (18), celebração eucarística no Plenário Senador Humberto Lucena. A missa foi ministrada pelo padre Carlos Maurício, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no Bessa, e contou com a participação de servidores da Casa e fiéis da comunidade. Na ocasião, um jovem cego e ex-dependente químico deu testemunho sobre sua recuperação na Fazenda da Esperança.
A Primeira Leitura da celebração foi realizada por Jairo, integrante da Fazenda da Esperança: “Ele me falou: 'Pega e come. Será amargo no estômago, mas na tua boca, será doce como mel'. Peguei da mão do anjo o livrinho e comi-o. Na boca era doce como mel, mas, quando o engoli, meu estômago tornou-se amargo. Então ele me disse: 'Deves profetizar ainda contra outros povos e nações, línguas e reis'”.
O Salmo Responsorial 118 foi lido por Hemerson Bruno: “Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!”. E os cânticos da celebração foram exaltados por Diógenes Magalhães, ambos jovens integrantes da instituição. Fábio dos Santos Silva, também da Fazenda da Esperança, contribuiu com a celebração sendo o coroinha da missa.
O Evangelho do dia ressaltou os ensinamentos de Lucas, capítulo 19, versículos 45 a 48. A Palavra Sagrada trata da ocasião em que Jesus afastou comerciantes do templo religioso. “Naquele tempo, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os vendedores. E disse: 'Está escrito: Minha casa será casa de oração. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões'. Jesus ensinava todos os dias no templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar”.
Testemunho sobre recuperação de vício em drogas
Albani Cicinato foi à tribuna do Plenário, no final da celebração, para testemunhar sua história de recuperação do vício em drogas. “Minha infância foi pequena, apenas dos 7 aos 12 anos. Perdi o apoio da minha família pelo envolvimento com as drogas. Em um confronto com a polícia, foi quando perdi a visão. Minha companheira me abandonou e me vi sendo dado banho pelas minhas duas filhas. Estou há 12 meses na Fazenda e hoje me encontro feliz e acolhido”, confessou.
A missa na CMJP faz parte da programação religiosa da Casa e é transmitida ao vivo, todas as sextas-feiras, sempre a partir das 8h. Conforme frisou a coordenadora litúrgica Inise Machado, todos os interessados podem acompanhar a celebração pessoalmente ou através da TV Câmara de João Pessoa (canais 23 da Net ou 52 sinal aberto). A reprise é transmitida à noite, a partir das 20h.