Jovens da Fazenda da Esperança participam de missa na CMJP
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) promoveu, na manhã desta sexta-feira (18), mais uma celebração eucarística no plenário da Casa. A missa foi conduzida pelo padre Carlos Maurício, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no Bessa, e contou com a participação de jovens da Fazenda da Esperança, que deram depoimentos sobre suas recuperações da dependência química.
A Primeira Leitura foi feita pelo baiano Kléber Teixeira, de 20 anos, que está em tratamento na instituição há cinco meses. Ele leu as palavras do livro do profeta Jeremias, capítulo 20, versículos 10 a 13: “Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus”.
O Salmo Responsorial foi lido por Washington Roberto, de 34 anos, que é da Capital paraibana e está há cinco meses em recuperação, assim como o recifense Diógenes Magalhães, que o acompanhou nos cânticos: “Ao Senhor eu invoquei na minha angústia, e ele escutou a minha voz”.
O Evangelho do Dia, por sua vez, trouxe as palavras de João, capítulo 10, versículos 31 a 42: “Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo?”.
Testemunhos
Após o comentário do padre Carlos Maurício, a coordenadora litúrgica Inise Machado explicou o desenvolvimento do trabalho feito na Fazenda da Esperança e convidou os jovens para contarem sobre sua recuperação do vício de entorpecentes.
Valmir Neto, de 25 anos, revelou que passou 13 anos no mundo da drogadição e está há 11 meses no programa de tratamento. “Cheguei ao fundo do poço, perdi contato com minha mãe, minha esposa e minha filha, tentei suicídio e passei por complicações durante o período de abstinência. Hoje, graças a Deus, me encontro em missão, dando aquilo de bom que recebi”, afirmou.
O responsável pela Fazenda da Esperança em Alhandra (PB), Roberto Camargo, comentou: “Lá, não há uso de medicação ou aprisionamento das pessoas, elas têm liberdade, convivência e espiritualidade para se encontrarem verdadeiramente com Deus. Temos que ter coragem não apenas de falar, mas de fazer algo pelo outro, assim os benefícios vão verdadeiramente acontecer”.
A missa na CMJP faz parte da programação religiosa da Casa e é transmitida ao vivo, todas as sextas-feiras, sempre a partir das 8h. Os interessados podem acompanhar a celebração pessoalmente ou através da TV Câmara de João Pessoa (canais 23 da Net ou 52 sinal aberto). A reprise é transmitida à noite, às 20h.