JP pode oferecer curso de primeiros socorros gratuito

por Haryson Alves — publicado 07/06/2016 21h00, última modificação 16/07/2019 15h50
Capacitação será obrigatória, inicialmente, para servidores Municipais da Educação e Saúde

O curso de primeiros socorros pode se tornar uma obrigatoriedade para os servidores da Educação e Saúde da Capital. Além disso, ele poderá ser oferecido gratuitamente para os demais servidores do Município e a população. A ideia é fruto de um Projeto de Lei (PL) da vereadora Eliza Virgínia (PSDB), que foi apresentado na sessão ordinária desta quarta-feira (8), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

“Imaginem que em uma creche o corpo docente não tenha capacitação para atuar no caso de uma criança engasgada com algum objeto. A maioria dos acidentes pode ser evitada, e com a iniciativa, poderemos prevenir até complicações futuras e chegar a salvar vidas. O cuidado imediato promovido pelo primeiro socorro pode dar essa atenção rápida e efetiva”, observou a parlamentar.

Para Eliza Virgínia, a iniciativa é imprescindível para o bem-estar social. “A Prefeitura pode celebrar convênio com a Polícia Militar (PM) ou o Corpo de Bombeiros a fim de emitir os certificados do curso. A ideia é que ele seja obrigatório para todo e qualquer servidor da Saúde e da Educação, facultativo para os demais servidores Municipais, e disponibilizado para toda a população, em turmas periódicas, de acordo com as demandas recebidas”, explicou Eliza.

 

Dia Municipal do Piquenique

Outra iniciativa apresentada na manhã desta quarta-feira (8) pela vereadora Eliza Virgínia foi um PL que pede a inclusão no calendário oficial do Município do Dia do Piquenique. A data comemorativa será celebrada no terceiro domingo de setembro, coincidindo com a chegada da primavera.

“Vamos resgatar o hábito da comunhão nos parques e praças da cidade. O Dia Municipal do Piquenique poderá promover programação com apresentações artísticas, exposição de artesanato e de brechós, mostras de músicas, gincanas, atividades lúdicas e recreativas, entre outras”, comentou a vereadora.

Eliza Virgínia ainda frisou que, com a reforma da Praça da Independência, no bairro de Tambiá, várias pessoas estão ocupando o espaço. “Agora, com a nova Lagoa, isso ficará mais presente ainda. Pegue a toalha quadriculada, a sua cestinha e vá com a família aproveitar as praças de João Pessoa”, sugeriu a parlamentar.