LDO 2017: Vice-Prefeitura de JP não tem recursos para desenvolver ações
O representante do Gabinete do Vice-Prefeito de João Pessoa, Carlos Cleyton, revelou que o órgão não tem recursos para desenvolver ações além da manutenção e do pagamento da folha de pessoal em 2017. “O gabinete está impossibilitado de exercer qualquer outra função”, afirmou Carlos Cleyton, durante sua explanação na terceira audiência pública em torno da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano, realizada nesta segunda-feira (16), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
Carlos Cleyton reclamou que, desde 2014, a atual Gestão Municipal vem cortando verbas na unidade administrativa. “O ex-prefeito Luciano Agra deixou um orçamento de quase R$ 3 milhões para o Gabinete do Vice-Prefeito funcionar, com ações e programas previstos, mas em 2014 esse orçamento foi reduzido para R$ 2 milhões, no ano passado foi reduzido para R$ 1 milhão, e nesse ano não reduziram mais porque, se isso ocorresse, não daria nem para pagar a folha de pessoal”, explicou.
Questionado pelo vereador Raoni Mendes (DEM) sobre como estava sendo e como seria em 2017 o dia a dia das atividades e o custeio de materiais básicos para funcionamento do setor, o representante do vice-prefeito Nonato Bandeira disse que os gastos já estão sendo pagos pessoalmente pelo próprio gestor.
“A Vice-Prefeitura hoje vem sobrevivendo precariamente, temos cerca de R$ 100 mil para distribuir para tudo. Há quase um ano não recebemos itens de papelaria. Café e água, por exemplo, o vice-prefeito tem que providenciar do seu próprio bolso, porque não recebe dinheiro para isso. Quando Nonato Bandeira assumiu o posto, teve que providenciar uma sala, porque o local que seria destinado à Vice-Prefeitura estava sendo ocupado por outra unidade. É tudo muito difícil”, desabafou.
“Estou estarrecido com essa situação de a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) resumir o Gabinete do Vice-Prefeito a pagamento de folha”, observou Raoni Mendes.
No documento referente à LDO 2017 apresentado na CMJP, além do planejamento de manutenção de pessoal e de serviços administrativos, consta apenas uma meta referente a atividade de apoio a pessoas e eventos de entidades sem fins lucrativos.