Lei institui Semana de Prevenção da Mulher contra o Alcoolismo em JP
Neste dia 18 de fevereiro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. No âmbito da Capital paraibana, o vereador Benilton Lucena é autor da Lei nº 12.857/2014, que instituiu a Semana Municipal de Prevenção da Mulher contra o Alcoolismo, a ser realizada anualmente. A finalidade é conscientizar as mulheres de João Pessoa sobre os efeitos danosos do álcool no organismo, na vida profissional e social.
Segundo o parlamentar, a campanha visa a resgatar e a evitar que mulheres sofram com a dependência alcoólica, pois a doença não afeta apenas o paciente. “A mulher moderna acaba vivendo em uma pressão para se destacar em todos os aspectos da vida. Com isso, o alcoolismo não afeta apenas a mulher, mas filhos, companheiro, amigos de trabalho. Para isso, a campanha objetiva a realização de eventos e atividades voltadas para a redução do consumo de álcool entre o público feminino”, disse Benilton Lucena.
O consumo excessivo de álcool foi um dos fatores que aumentaram o número de atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) durante as festividades do Folia de Rua e do Carnaval Tradição em João Pessoa. Segundo as estatísticas, muitas das ocorrências foram referentes a atendimentos prestados a mulheres.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o alcoolismo é uma doença considerada grave e que gera prejuízos bem mais intensos às mulheres do que aos homens. De acordo com a pesquisa publicada no “Alcoholism: Clinical and Experimental Research”, o cérebro feminino sofre danos três vezes mais rápido do que o cérebro masculino, fazendo com que a função da serotonina fique comprometida e agindo precocemente nas mulheres.