Luciano Cartaxo (PV) discursa na abertura das sessões plenárias da Câmara

por Haryson Alves — publicado 11/02/2020 15h05, última modificação 11/02/2020 15h05
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Prefeito de JP prometeu que 50% da cidade terá iluminação com lâmpadas de LED, 1.159 vagas em concurso público, e deixar a cidade preparada para receber um milhão de habitantes

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), antecipou a comemoração de seus oito anos de gestão dedicados à Capital, ao discursar, na abertura das sessões legislativas da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta manhã de terça-feira (11). Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo frisou o compromisso de pensar a cidade “lá na frente”, preparando-a com investimentos que a tornem compatível à marca de um milhão de habitantes. Ele ainda adiantou 1.159 vagas em concurso público e que, até o final do ano, 50% da cidade estará iluminada com lâmpadas de LED.

“Agradeço ao presidente da CMJP, João Corujinha (DC), por apoiar as causas da cidade e ser parceiro desta gestão. Reconheço o papel importante que a Câmara tem na construção de políticas públicas sociais para o nosso povo. Em oito anos de trabalho e dedicação a João Pessoa, implantamos um modelo de gestão de sucesso, através do qual melhoramos nossos investimentos, controlando os gastos públicos e otimizando nossa receita. Colhemos bons frutos em meio à crise e observamos uma melhora na qualidade de vida das pessoas”, iniciou sua fala, Luciano Cartaxo.

Em destaque, foram elencadas ações municipais, a exemplo de 1.159 vagas de trabalho que serão ofertadas em concurso público neste ano; o aumento linear de 5,5% para servidores da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP); mais de R$ 4 milhões investidos no audiovisual local; 58 novas praças; a iminente marca de 10 mil residências entregues na política habitacional; investimentos na Falésia do Cabo Branco; incentivo ao Turismo; e a primeira operação de crédito internacional da Prefeitura com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no programa João Pessoa Cidade Sustentável, que objetiva desenvolver a cidade preparando-a para os próximos 30 anos.

Iluminação

Cartaxo ainda anunciou que, até abril, a Capital terá 10 bairros 100% iluminados com lâmpadas de LED e, até o final do ano, 50% da iluminação pública da cidade será substituída. São 237 ruas no Centro Histórico. Desse total, mais de 150 já foram contempladas. “O Alto do Mateus é o primeiro bairro 100% iluminado com lâmpadas em LED. Já alcançamos o Bairro das Indústrias e o Cidade Verde. Estamos realizando a instalação  em Mandacaru, no Alto do Céu e Costa e Silva. Após o Carnaval, mais 30 bairros começarão a receber a iluminação nova”, adiantou.

Ocupando o espaço público

Além disso, o prefeito citou que a requalificação das Avenidas Epitácio Pessoa e Beira Rio vai reforçar a ideia de que “uma cidade onde a população ocupa seus espaços públicos gera mais tranquilidade e segurança para todos”. Também haverá o lançamento da primeira ecopraça da Capital e do programa Boa Praça, em que a população será conscientizada a adotar esses locais, tornando possível uma rede de proteção e preservação do meio público.

Educação, Saúde e Empreendedorismo

Na Educação, Luciano Cartaxo enfatizou os 1.300 educadores contratados em um único concurso público e o aumento de 4 mil para 15 mil vagas em creches, sendo todas em tempo integral. “Chegamos aos 65 mil alunos matriculados na educação municipal. Inauguramos mais duas escolas bilíngues na cidade. Já havia uma no Alto do Mateus, ampliamos com mais uma no José Américo e outra no Cristo. Vamos entregar no final de março, o centro de educação integrado em Mangabeira, o que possibilitará oito escolas municipais no bairro com o contraturno”, garantiu.

A Capital ainda registrou a marca de 33 Unidades de Saúde da Família (USFs), o salto de uma para quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), recebeu uma Central da Vacinas, e recebeu uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital do Valentina de Figueiredo. O Banco Cidadão possibilitou a abertura de crédito para o pequeno empreendedor e as ações do Extremotec incentivam a fixação de empresas de tecnologia da informação em solo Pessoense.

Cidade Sustentável

Com relação aos recursos angariados com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), João Pessoa receberá U$ 100 milhões de dólares para continuar investindo na linha dos modelos de gestão de resultados, de governança e de sustentabilidade ambiental. Em consequência disso, está prevista uma obra que alcançará oito comunidades ao longo da Avenida Beira Rio, famílias que receberão 800 apartamentos e serão alvo de ações de geração de emprego e renda. Outro detalhe será a urbanização do Parque Linear do Rio Jaguaribe e a transformação do local onde funcionou o Lixão do Roger em Parque Socioecológico do Roger Jardim Filipeia.

“Tenho a alegria de pensar esta cidade lá na frente e garantir que ela esteja em plena forma para quem a assumir. É um ano eleitoral e de muito trabalho, vamos entregar as chaves desta cidade com recursos garantidos para mais quatro anos. Nosso compromisso é preparar João Pessoa para que ela seja uma cidade capaz de comportar mais de um milhão de habitantes”, finalizou Cartaxo.