Maçons recebem Cidadania Pessoense em solenidade na CMJP

por Paulo de Pádua — publicado 06/03/2020 13h41, última modificação 06/03/2020 13h41
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
As homenagens a Sebastião Cavalcanti Alves e Luiz Gonzaga Luna de Araújo Júnior foram propostas pelo vereador Sérgio da Sac (Solidariedade)

Os maçons Sebastião Cavalcanti Alves, de Recife, e Luiz Gonzaga Luna de Araújo Júnior, de Patos (Alto Sertão Paraibano) receberam, na tarde desta quinta-feira (5), títulos de Cidadãos Pessoenses, em sessão solene bastante prestigiada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). As homenagens foram propostas pelo vereador Sérgio da Sac (Solidariedade).

A solenidade contou com a presença de várias autoridades, como os vereadores João Corujinha (DC), presidente da Casa, e Humberto Pontes, do maçom Otacílio Batista de Almeida Filho, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil (Paraíba), além de amigos e familiares dos novos cidadãos pessoenses.

Luiz Luna é oficial de Justiça, jornalista, tem bacharelado em Direito e pós-graduação em Gestão de Pessoas. É Mestre da Loja Maçônica Renovação Oriente de Bayeux, ligada ao Grande Oriente do Brasil, e atualmente preside a Associação dos Oficiais de Justiça do Estado da Paraíba (AOJRP). Já o patoense Sebastião Alves (Tião) é formado em Engenharia Agrônoma, Psicologia e Administração, funcionário aposentado pelo Banco do Brasil (BB) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB), além de membro da Loja Maçônica 5 de Agosto no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.

Segundo o autor das proposituras, Sérgio da Sac, os homenageados são pessoas respeitadas na Maçonaria Paraibana e têm relevantes serviços prestados à cidade de João Pessoa, nas áreas mais distintas, além de serem figuras públicas que merecem o reconhecimento da sociedade e do Poder Legislativo Municipal. “São duas pessoas merecedoras dessas honrarias. Homens de bem, personalidades com uma larga folha de serviços prestados à Capital”, acrescentou.

“Depois de 20 anos residindo aqui nesta Cidade não tenho mais dúvidas. Amo João Pessoa. Se já me identificava com esse lugar, imagine, agora, recebendo essa cidadania pessoense”, declarou Luna, que veio a solenidade acompanhado de sua noiva, a enfermeira Juliana Nascimento. Já Tião afirmou que a Capital paraibana sempre o acolheu com carinho. “Foi João Pessoa que me acolheu e me dá o sustento até hoje. Então, eu só tenho é que agradecer”, ressaltou ele, que já reside aqui há 58 anos.

O Grão-Mestre Otacílio Batista ressaltou, por sua vez, que era uma grande honra para a Maçonaria da Paraíba as honrarias concedidas a Luiz Luna e Sebastião Cavalcanti. De acordo com ele, essa data ficará para a história da instituição, pois coroa o mérito de duas pessoas que têm relevantes serviços prestados à sociedade paraibana. Otacílio considerou louvável a inciativa da Câmara e do vereador Sérgio da Sac.

Por sua vez, o vereador Humberto Pontes agradeceu ao “supremo arquiteto do Universo por estar participando desse momento importante, no qual a Maçonaria se faz presente e muito bem representada”. Na opinião dele, quem ganha com as homenagens é a Casa e o povo de João Pessoa. “A instituição maçônica está muito bem representada. Tião e Luiz Luna são merecedores dessas homenagens”, afirmou Pontes.