Maniqueísmo deve ser evitado na política, defende vereador

por Clarisse Oliveira — publicado 22/03/2016 21h00, última modificação 09/07/2019 13h23
Lucas de Brito (PSL) ressaltou a habilidade de superar as divergências e diferenças políticas em prol do interesse público

O vereador Lucas de Brito (PSL) destacou que o modo maniqueísta de se fazer política deve ser evitado pelos governos, nas diversas esferas, para o desenvolvimento da sociedade. O parlamentar foi o último orador a usar a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quarta-feira (23).

Lucas de Brito usou como exemplo a visita do presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Barack Obama, no último domingo (21), a Cuba para negociar o fim do embargo econômico imposto à ilha. Para o vereador, esse é um exemplo de uma nova política conciliadora, que vai na contramão do atual maniqueísmo.

“A atitude do presidente dos EUA é um exemplo de construção de pontes na política. Parece distante, mas tem um grande simbolismo. Na política do século XXI, temos que superar as diferenças e divergências, e é isso que o Brasil deve fazer. As pessoas estão cansadas do maniqueísmo, socialismo e capitalismo, bem e mal, Deus e Diabo. A partir do momento em que Obama passa a mensagem de que aquele antagonismo destrutivo está superado, as nações podem dar as mãos”, destacou.

Segundo Lucas de Brito, no Brasil, o parlamentar que conseguiu agir de forma parecida politicamente com o presidente americano foi ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, falecido em 2014. “Fazendo política semelhante, Eduardo Campos conseguiu fazer governos de consenso e de conciliação, colocando Pernambuco em uma rota de desenvolvimento que a Paraíba jamais experimentou”, disse.

O vereador ainda destacou a importância dos governos Federal, Estadual e Municipal estabelecerem parcerias, independentemente de partidos políticos, em prol do interesse público.