Médico anestesista e professor recebe Título de Cidadão Pessoense

por Paulo de Pádua — publicado 16/09/2019 08h35, última modificação 16/09/2019 10h14
Colaboradores: Fotos: Juliana Santos
A sessão especial que homenageou Walter Azevedo aconteceu no auditório do CRM e contou com a presença de familiares, amigos e vários colegas de profissão do homenageado

O vereador Bruno Farias (PPS) entregou, na noite de sexta-feira (13), o Título de Cidadão Pessoense ao médico anestesiologista e professor aposentado Walter Fernandes Azevedo, natural do município de Alagoa Grande. A sessão especial aconteceu no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), na avenida Pedro II, e contou com a presença de familiares, amigos e vários colegas de profissão do homenageado.

Compuseram a mesa o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador João Corujinha (DC); o vereador Bruno Farias, autor da propositura; o presidente do CRMJ da Paraíba, Roberto Magliano de Morais; o presidente da Academia Paraibana de Medicina, João Gonçalves Medeiros Filho; o diretor da Associação Médica da Paraíba, João Modesto; o presidente da Sociedade de Anestesilogia da Paraíba, Vinícius José Gomes Formiga; o representante da Cooperativa dos Anestesiologistas da Paraíba, Franci Queiroz; o 2º secretário do Conselho Federal de Medicina, Dalvelio de Paiva Madruga; a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Margareth de Fátima Formiga;  e o presidente do Sincredi-Norte/Nordeste, Wilson Ribeiro Morais.

Em seu discurso, bastante detalhado sobre a vida e o perfil do homenageado, Bruno Farias ressaltou, entre outras atribuições, que “Walter Fernandes Azevedo foi um homem que viveu para salvar vidas e que escolheu, há mais de 40 anos, a cidade de João Pessoa para viver, exercendo de maneira ética e profissional a sua vida em favor de pacientes e alunos, contribuindo energicamente para o crescimento científico, cultural, intelectual e econômico da Paraíba e, especialmente, da nossa amada capital”.

"Este Título, concedido ao médico, agora em definitivo, é oficialmente dele, embora oficiosamente o anestesista já portasse, porque, em seu coração, ele próprio já elegeu João Pessoa como a pátria sentimental dos seus amores e o berço uterino de suas mais puras e queridas afeições”, declarou Bruno Farias. “Você, Walter, já escolheu João Pessoa como mãe e como terra amada, mas hoje é esta cidade que te escolhe como filho querido”, finalizou.

Por sua vez, o presidente da Câmara, João Corujinha, destacou a importância da sessão especial como forma de reconhecimento e justiça ao trabalho desenvolvido pelo médico anestesista Walter Fernandes de Azevedo ao longo de sua carreira profissional. Para o parlamentar, o homenageado tem uma trajetória nobre, vasta e invejável, como profissional anestesiologista, homem público idôneo e que tem uma vida pautada na ética, sabedoria e humanidade.

Colegas de profissão destacam a vida e atribuições de Walter Fernandes

O médico João Medeiros disse que a homenagem a Walter é muito justa, por ele ser um grande profissional, amigo e colega de profissão. Segundo Medeiros, apesar do anestesista não ter nascido na Capital, tem fortes raízes com o município por ter começado e concluído sua formação médica na cidade de João Pessoa. “Walter é agora um cidadão oficial, porque ele já era cidadão de coração há muito tempo. Então, para mim, é um prazer e um privilégio estar participando desse momento”, comentou.

O presidente do CRM da Paraíba, o médico Roberto Magliano, disse que estava muito feliz por ver o amigo recebendo essa honraria e o reconhecimento da Câmara Municipal de João Pessoa. “Um cidadão paraibano e, agora, também um cidadão pessoense”, comemorou. Segundo Magliano, Walter é uma pessoa de muitas amizades, um excelente profissional, um grande anestesista e também conselheiro do CRM há 26 anos.

O médico Vinícius Formiga afirmou que Walter Azevedo é um anestesiologista que tem muitos serviços prestados na sua especialidade, no Estado da Paraíba e na cidade de João Pessoa. “Ele levou a anestesiologia paraibana a pilares de reconhecimento em âmbito nacional, por isso eu entendo a concessão dessa honraria como um coroamento à sua carreira”, acrescentou. No final da sessão, houve uma confraternização entre os amigos e familiares do homenageado.