Mesa Diretora da CMJP decreta luto oficial pela morte do ex-governador Wilson Braga
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) decretou nesta segunda-feira (18), luto oficial por três dias, com suspensão de todas as atividades por igual período, pelo falecimento do ex-governador da Paraíba Wilson Braga. O político faleceu, aos 88 anos em decorrência de complicações causadas pela covid-19 no fim da noite deste domingo, 17.
De acordo com o Ato da Mesa 11/2020 a determinação presta “sinal de pesar pelo falecimento de Wilson Leite Braga, que exerceu cm grande competência os cargos de Governador de Estado da Paraíba, Deputado Federal, deputado Estadual, Prefeito e Vereador da Capital paraibana, além de Advogado, Escritor e Empresário". O último cargo exercido, por Braga foi o de deputado estadual, que deixou em 2014 ao optar por não se candidatar nas eleições daquele ano.
Vida Pública
Wilson Leite Braga teve mais de 60 anos de vida pública. Uma de suas marcas na gestão pública foi a execução do projeto Canaã, com a finalidade de obter autossuficiência na produção de alimentos na região do semiárido paraibano, com a utilização de recursos hídricos de forma integrada. Também realizou mutirões para construção de casas para famílias de baixa renda em bairros da periferia de João Pessoa e trabalhos de assistência social por toda Paraíba. Além de governador da Paraíba, foi deputado federal, deputado estadual, prefeito e vereador de João Pessoa.
Falecimento por covid-19
No início deste mês, o ex-governador Wilson Leite Braga, 88 anos, e a sua esposa, ex-deputada Lúcia Navarro Braga, 86 anos, foram internados no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, com suspeita de terem contraído o novo Coronavírus. A ex-primeira dama Lúcia Braga, com um caso considerado mais grave, por ser asmática e com deficiência cardiorrespiratória, faleceu na última sexta-feira (8). O ex-governador também apresentou os sintomas da Covid-19, porém o seu quadro foi considerado menos preocupante após avaliação e chegou-se a dizer que ele não tinha o coronavírus. Depois, descobriu-se que a testagem foi feita no início da doença quando o recomendável é que o exame ocorra pelo menos uma semana depois do início dos sintomas. Com o teste refeito, a infecção de Braga foi confirmada. Seu quadro se agravou com o comprometimento dos rins até seu falecimento no fim da noite deste domingo.