Mesa Diretora da CMJP empossa prefeito e vice-prefeito de João Pessoa

por Clarisse Oliveira e Haryson Alves — publicado 02/01/2021 00h15, última modificação 02/01/2021 00h43
Colaboradores: Foto: Juliana Teixeira
Sessão solene contou com o discurso de Cícero Lucena (PP) anunciando ações previstas da Gestão Municipal

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou a posse do prefeito Cícero Lucena (PP) e do vice-prefeito Leo Bezerra (Cidadania), durante sessão solene, na sede do Legislativo Pessoense, no início da noite de sexta-feira (1º). Nesta tarde, ainda aconteceu a posse dos vereadores e a eleição das Mesas Diretoras da 18ª Legislatura da Casa.

Cícero Lucena iniciou sua fala ressaltando que está com o coração carregado de esperança e desejo de fazer o melhor. “João Pessoa precisa de cuidado, eu sei como fazer e eu quero fazer. João Pessoa tem pressa, a cidade não pode esperar. É difícil traduzir em palavras o sentimento desta hora. Não haverá texto capaz de traduzir a importância deste momento em minha vida pública. Caminhei pelos bairros, ouvi as pessoas e encontrei esperança, fé e obstinação. Quando tudo parecia silêncio, surgiu um chamado, uma convocação, estou aqui para cumprir esta missão e eu disse sim”, ratificou seu compromisso com a cidade, o prefeito empossado.

O chefe do Executivo também ressaltou a importância de trabalhar junto a Leo Bezerra pela cidade, destacando a juventude e o dinamismo do vice-prefeito, a quem deu as mãos para somar por João Pessoa.

Cícero Lucena também conclamou os parlamentares a se unirem com a nova gestão municipal para cuidarem da cidade, enaltecendo a harmonia entre os Poderes Executivo e Legislativo. “Preciso da ajuda de todos os vereadores e tenham certeza que terão de mim e de Leo Bezerra atenção e respeito. Com a CMJP temos nosso compromisso num pacto pela governança, pois João Pessoa é de todos e será para todos”, destacou o prefeito.

Na oportunidade, Cícero Lucena anunciou as ações iniciais de seu governo, lembrando que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) é um dos maiores desafios à frente. “Faremos um governo justo e solidário. Se Deus me deu essa missão, ele vai me dar sabedoria e discernimento para fazer o bem. Meu muito obrigado e que Deus proteja a todos”, desejou Cícero.

Após a cerimônia, os líderes políticos se dirigiram ao Paço Municipal para a passagem do comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Luciano Cartaxo (PV) transmitiu o cargo ao sucessor.

Ações anunciadas pelo prefeito da Capital:

Pandemia: criação de comitê de enfrentamento ao Covid-19, com a participação da sociedade organizada, médicos sanitaristas e técnicos.

Educação: vagas para todos com ensino e merenda de qualidade. Tecnologia, capacitação e valorização dos profissionais. Retorno das aulas de forma segura.

Saúde: saúde pública eficiente e humanizada. Zerar as filas dos exames e cirurgias. Garantir a volta da entrega de medicamentos em casa. Criar atendimento de telemedicina. Requalificar o Hospital Santa Izabel como referência em cirurgia cardíaca e hemodiálise. Criar programa Saúde da Mulher. Acabar com áreas descobertas das Unidades Básicas de Saúde.

Habitação: olhar com atenção para os condomínios já existentes. Criar o maior programa habitacional da história com a construção, reforma e regularização de moradias.

Proteção social: retomar o Programa Pão e Leite.

Economia: estimular o pequeno comerciante com o programa de microcrédito Volta por Cima. Apoiar e incentivar a economia local. Atrair novos investimentos para gerar empregos. Realizar parcerias com investidores. Capacitar a mão de obra. Concursos sintonizados com a vocação econômica.

Transparência: fortalecer os processos de transparência como ouvidoria, controle interno e gastos públicos.

Administração Pública: investir em capacitação, valorizar os servidores e tornar o governo municipal referência em tecnologia nos serviços públicos rápidos e eficientes. ‘João Pessoa na Palma da mão’ será uma das metas dos processos de modernização da máquina administrativa.

Turismo: valorizar e incentivar os empreendedores. Tornar o turismo local uma prioridade nos investimentos como matriz no desenvolvimento econômico gerador de oportunidades e empregos. Priorizar investimentos: 47 milhões de reais já empenhados para o turismo de João Pessoa.

Cultura: valorização da cultura. Retomada de editais, festivais e projetos de iniciação. Retomar convênios com o Balé Bolshoi e Centro Livre Meninada. Priorizar a requalificação do Centro Histórico levando serviços, moradias, fortalecendo o comércio e melhorando a mobilidade.

Infraestrutura: realizar obras em parceria com o Governo do Estado. Realizar obras de mobilidade urbana e humana. Fazer novas ligações entre bairros, parques e espaços coletivos de lazer. Buscar a universalização do saneamento básico. Realizar obras de pavimentação e apresentar, já nos primeiros dias de governo, levantamento completo e as soluções para todas as ruas de João Pessoa sem calçamento. Garantir infraestrutura em todos os bairros.