Mesa Diretora da CMJP recebe inativos da Polícia Militar da Paraíba
No início da tarde desta terça-feira (21), a Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) recebeu representantes de entidades ligadas aos aposentados, inativos e pensionistas da Polícia e Corpo de Bombeiros Militares do Estado da Paraíba. Os representantes solicitaram ao presidente da Casa, vereador Marcos Vinícius (PSDB), apoio para intermediar negociações com o governador Ricardo Coutinho (PSB). A categoria reivindica incorporação do programa 'Bolsa Desempenho' ao seus vencimentos. O programa é uma remuneração pró-labore, paga de acordo com o atingimento de metas de trabalho.
De acordo com o presidente do Movimento Independente dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado da Paraíba, tenente Araújo, quando os policiais são reformados e passam à inatividade perdem cerca de 50 % do valor de seus vencimentos que seria recuperado com a inclusão do 'Bolsa Desempenho'. Ele anunciou que na próxima quinta-feira (23) haverá ato público na Praça dos Três Poderes (Praça João Pessoa), onde estarão inativos da categoria da Capital, de Patos, Campina Grande e Guarabira.
“Estamos aqui para conversar com o presidente da Câmara para pedir apoio em nossa solicitação. Pedimos ao governador Ricardo Coutinho (PSB) o cumprimento das sanções, da determinação imposta pela Justiça, para que se cumpra a implantação do 'Bolsa Desempenho' aos nossos vencimentos tendo em vista a defasagem dos nossos salários. Entre os inativos e os policiais da ativa a defasagem chega a quase 50% de diferença. Quando o pessoal da ativa se reforma perde quase a metade do salário”, esclareceu.
O presidente Marcos Vinícius dispensou apoio à categoria. “Recebemos aposentados e pensionistas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para ouvir suas reivindicações. Eles nos pediram apoio para intermediar negociações junto ao governo Ricardo Coutinho. Eles estão solicitando uma audiência para serem recebidos pelo gestor estadual. O vereador Eduardo Carneiro (PRTB) de imediato tentou agendar essa audiência e estamos aguardando a confirmação de uma data”, relatou.
O terceiro secretário da Câmara, vereador Eduardo Carneiro confirmou que assim que recebeu a solicitação da categoria ligou para o chefe de gabinete do governador, o secretário Nonato Bandeira. “O secretário Nonato Bandeira se prontificou a fazer os devidos encaminhamentos para realização de uma audiência para receber os inativos da polícia. Sem dúvida vamos viabilizar esta conversa. O diálogo deve ser uma marca de toda e qualquer gestão. Tenho certeza de que vamos conseguir esta audiência”, afirmou o vereador.
O vice-presidente da Associação dos Inativos da Policia Militar e Bombeiros da Paraíba (Assin/PM/BM-PB), soldado Santana, falou que o movimento não tem cor política nem partidarismo, apenas a solicitação de incorporação do 'Bolsa Desempenho'. “Chegamos até a esta Casa para pedir humildemente a ajuda na intermediação das nossas reivindicações. Precismos que o governador nos escute. Somos uma comissão independente e não temos nenhum partido e nenhuma cor política. Nossa política é lutar pela ‘Bolsa Desempenho’” , disse. Também participaram da reunião o vereador Bispo José Luiz (PRB) e o sargento Wamberto.