Mesmo em recesso, parlamentar diz que para vereador não existem férias
Exercendo o seu segundo mandato na Casa de Napoleão Laureano, o vereador Fuba falou sobre o papel do Legislativo e destacou que a população deve compreender que a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) é um espaço do povo, e a presença da sociedade é essencial para o seu funcionamento. “Temos a função de fiscalizar o Executivo, criar leis que ajudem no desenvolvimento da cidade e, principalmente, fazer a interlocução entre os moradores da cidade e a Gestão Municipal, no entanto, a sociedade precisa estar presente na Casa”, enfatizou.
Para Fuba, um vereador precisa estar “antenado com a sociedade”: “No meu caso, mantenho uma relação com os movimentos sociais, e temos uma produção que atende diversas demandas, entre elas, Cultura, Meio Ambiente e Saúde. Em breve estaremos com uma publicação que irá trazer um balanço da nossa atuação no Legislativo, focando nos principais Projetos de Lei (PL), que foram mais de 120, e Requerimentos, mais de 600”, adiantou.
“O contato com a população é essencial para a construção desses projetos e requerimentos, porém, também é preciso que o cidadão entenda que a Câmara é a casa do povo, e sendo assim, ele precisa ir até o vereador relatar os problemas da sua localidade. O mandato de um parlamentar deve ser construído em parceria com a população, só assim a sua produção terá sentido. Temos um conhecimento geral do que acontece na nossa cidade, mas apenas o morador que vive naquele bairro, que utiliza determinado serviço, que frequenta espaços específicos, vai saber relatar a real situação”, explicou.
Atualmente, os parlamentares da CMJP cumprem um período de recesso, no entanto, o vereador Fuba destacou que continua atuando. “Não existem férias para quem foi eleito vereador de uma cidade. Durante o funcionamento da Casa temos o compromisso de participar das Sessões Ordinárias, Sessões Especiais, Audiências Públicas, entre outros eventos, e no meu caso específico, como presidente da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa, tenho ainda a responsabilidade, junto aos demais componentes, de avaliar cada projeto criado pelos parlamentares”, destacou o parlamentar.
“Por causa dessas atribuições e compromissos, o meu tempo para andar pela cidade fica limitado, e aproveito os recessos para reverter isso. Desde que os trabalhos parlamentares da Casa entraram em recesso, estou diariamente andando por João Pessoa, indo em localidades diversas, escutando as pessoas e vendo o que elas passam no seu dia a dia. Recebi a confiança das pessoas para exercer essa importante função e tenho que honrar esse compromisso através da minha produção e atuação, dentro e fora da Câmara”, finalizou Fuba.