Método de planejamento familiar natural é defendido por vereador

por Clarisse Oliveira publicado 30/09/2021 14h21, última modificação 30/09/2021 14h21
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Carlão (Patriota) solicitou que o Método de Ovulação Billings (MOB) seja amplamente disseminado para que possa ofertar à mulher uma alternativa natural no monitoramento da ovulação

O vereador Carlão (Patriota) defendeu Projeto de Lei de sua autoria que institui no calendário de eventos da cidade o Dia Municipal do Método de Ovulação Billings, no dia 1º de abril. Caso aprovado, ele prevê a realização de eventos e palestras para disseminação do método capaz de mapear a fertilidade da mulher de forma natural, contribuindo assim para o planejamento familiar. O parlamentar defendeu o projeto na sessão desta quinta-feira (30), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

O parlamentar destacou que mesmo com o avanço da medicina as soluções encontradas para medidas contraceptivas ou para fertilidade da mulher são baseadas em descargas hormonais e muitas vezes com custo alto, quando há um método natural, reconhecido cientificamente, para mapear a fertilidade feminina e contribuir para um planejamento familiar responsável.

Esse método tem como sustentação a ideia de promover conhecimento à mulher sobre seu corpo. Ele é conhecido como método do amor e tem reconhecimento científico, inclusive pela OMS, mas também tem caráter espiritual já que a Igreja Católica vê uma união de ciência e fé, espiritualidade e conhecimento”, declarou Carlão destacando que o método deveria ser disseminado dentro das políticas públicas das cidades.

De acordo com o parlamentar, o método tem 97% de eficácia. “O casal que utiliza esse método tem 97% de chances de não engravidar sem tomar um hormônio. A gente precisa promover esse tipo de política. Por isso, apresentei PL que traz o reconhecimento desse método. Mais do que estar presente, nas famílias o controle, a maneira de se reproduzir ou de como procriar, é importante que as pessoas o façam com liberdade, e essa liberdade também tem que ser respeitada na intimidade do casal”, afirmou.

O Projeto que institui o Dia Municipal do Método Billings no dia 1º de abril tramita nas comissões permanentes da Casa e precisa ser aprovado em Plenário e sancionado pelo Executivo Municipal para entrar em vigor.