Monja beneditina alemã Hildegard von Bingen é o tema de estreia do podcast ‘Acervo 88’

por Damião Rodrigues — publicado 14/05/2021 15h21, última modificação 14/05/2021 15h21
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Com pesquisa e apresentação da jornalista Edileide Vilaça e edição de Alessandro Leite, o programa estará nas plataformas de streaming Spotify e Deezer

Dando continuidade às estreias dos podcasts que vão consolidar a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) na era do streaming, estreia, neste sábado (15), ao meio dia, o ‘Acervo 88’, um baú cheio de descobertas preciosas no universo da música. Com pesquisa e apresentação da jornalista Edileide Vilaça e edição de Alessandro Leite, o programa poderá ser conferido nas principais plataformas de streaming – Spotify e Deezer - e ainda na Rádio Câmara FM de João Pessoa. Para ter acesso nas plataformas, basta procurar no Spotify ou Deezer, Rádio Câmara JP.

O podcast vai apresentar pesquisas sobre músicas do mundo, conteúdos musicais raros e que estão disponíveis na internet em tempos de overdose de informações. É daqueles tipos de conteúdo musicais que você gostaria de descobrir, mas que por algum motivo, ainda não conheceu ou não pesquisou sobre. Tudo que você queria conhecer e não tem tempo de pesquisar. No Acervo 88 você é convidado a viajar num tempo sonoro onde o alimento da alma é a música do mundo.

“O 88 faz referência ao prefixo da Rádio Câmara de JP que é 88,7 FM”, ressaltou Edileide Vilaça. “Os primeiros registros de mulheres que se destacaram no campo da música surgem na Idade Média. O nome mais conhecido e estudado deste período é o da monja beneditina alemã Hildegard von Bingen. Ela foi uma visionária filósofa e escritora, sendo uma das mais importantes compositoras de todos os tempos. Suas composições possuem mais de 900 anos”, adiantou a apresentadora sobre o tema do primeiro episódio do programa. Ela destacou que o Acervo se trata de conteúdos que está buscando através de pesquisas. “Esse primeiro episódio mesmo, eu nem conhecia tamanha preciosidade e riqueza que é a vida e a obra daquela que é considerada uma feminista da Idade Média e que depois se tornou santa na Igreja Católica”, esclareceu Edileide que também revelou que Canhoto da Paraíba será o assunto do próximo podcast.

“Sou nativa do rádio. Meu projeto de mestrado foi um produto de web rádio. Fazer esse novo modelo de conteúdo em áudio, que é podcast, é novo pra mim. Eu estudei sobre podcast, mas efetivamente nunca tinha produzido nada nessa perspectiva. Tanto que acho que o Acervo 88 vai ter muito mais características do que já faço que é rádio. Vai ter o estilo de programa que faço pra Rádio Câmara, só que adaptado para podcast”, ponderou.

A jornalista fez questão de deixar claro que o programa não é um podcast de bate-papo, e sim um conteúdo documental, com fragmentos de pesquisas que estão abertos ao público para serem garimpados. “O segundo episódio, por exemplo, eu fui buscar em minhas coleções. É um campo infinito de possibilidades, de gêneros musicais, de regiões, estilos, épocas. Mas é importante dizer que eu não estou inventando nada. Tudo já está disponibilizado para o consumo coletivo". Para ela, fazer as pesquisas está sendo um aprendizado e está aumentando seus conhecimentos sonoros. “Imagino que pode ser assim também para o público, especialmente aquelas pessoas que são apaixonadas por música e não conseguem descobrir tantas maravilhas que existem no universo da música do mundo que até podem estar disponíveis na internet, mas diante de tantas informações, inúmeros conteúdo, sites, redes sociais, links, acabam não conseguindo descobrir ou mapear tanto conteúdo bacana”, explicou.

“A Câmara de João Pessoa é a ‘Casa do Povo’, por isso, vai onde as pessoas estão. Estamos investindo forte no diálogo com o cidadão e esta nova etapa, com os podcasts, mostra isso. Podemos dizer que é uma prestação de serviço da Câmara para a sociedade”, comentou sobre a estreia com os novos produtos em audiocomunicação, o presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley (Avante).

Outros podcasts da CMJP

O ‘Saúde sem Fronteiras’ vai ao ar às quartas-feiras, sendo apresentado pelo médico sanitarista Daniel Beltrammi, que tira dúvidas e descomplica os assuntos mais relevantes sobre Saúde. Toda sexta-feira é dia de conferir o ‘Voz, Câmara, Ação’, com os comentários dos jornalistas Bruno Noronha e Rafaela Cristofoli sobre o que aconteceu na CMJP durante a semana, e o ´Hora Livre’, em que a jornalista Maria Eduarda Camilo dá dicas do que fazer nos momentos de folga.