Monsenhor Ivônio Cassiano de Oliveira recebe Medalha Cidade de João Pessoa

por Damião Rodrigues — publicado 29/03/2016 21h00, última modificação 09/07/2019 12h07
O homenageado recebeu a honraria das mãos do vereador Bosquinho (PSC), que elogiou o currículo do religioso e seu trabalho de ação social na Capital paraibana.

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) outorgou, na tarde desta terça-feira (29), a Medalha Cidade de João Pessoa ao Monsenhor Ivônio Cassiano de Oliveira, pelos inestimáveis serviços prestados à sociedade pessoense. A propositura foi do vereador Bosquinho (PSC), que ressaltou a vocação sacerdotal do homenageado e sua conduta nas ações realizadas na área social da Capital.

Compuseram a mesa, além do propositor da solenidade e do homenageado, o vereador Bruno Farias (PPS), que secretariou os trabalhos; o representante do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Monsenhor Robson Bezerra; o desembargador aposentado do TJPB, José Lourenço; o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto; e o procurador do Estado, Johnson Abrantes.

“Esta Casa homenageia este homem, no dia de seu aniversário, em reconhecimento a quem fomenta a caridade e leva os ensinamentos do Cristianismo a milhares de munícipes de João Pessoa e de outras cidades da Paraíba, há 24 anos, com uma vasta gama de serviços prestados. A sua dedicação nos obriga a reconhecer seu empenho, seu trabalho e seu amor por esta cidade, através da aprovação desta Medalha Cidade de João Pessoa”, justificou o propositor.

O vereador Bruno Farias falou que não podia se omitir ao sentir a graça passar e destacou que o Monsenhor é uma dessas pessoas que, com a voz mansa, fala da palavra de Deus, tocando o coração fortemente.

O vereador Raoni Mendes (DEM) também prestigiou a solenidade e disse que acompanha o sacerdócio do Monsenhor. Ele revelou que há uma singularidade no homenageado, que lembra o Padre Zé: o compromisso social, que vai além do sacerdócio. “É uma simplicidade que conquista a todos, onde quer que esteja. Ele agrega, comporta suas ações sem divisão, sendo sempre objetivo, claro e transparente nas posições. Esta homenagem é o reconhecimento de um povo que acompanha seu trabalho pela Igreja”, exaltou Raoni.

Dom Aldo Pagotto destacou que o Monsenhor se consagra pacificador e conciliador, refletindo para o cristão o compromisso que Deus quer dos fieis. Já Monsenhor Robson Bezerra falou que o homenageado é um homem de bem, da fé e de grande amor, incansável em seu trabalho social nas comunidades da Capital.

Monsenhor Ivônio Cassiano agradeceu a homenagem e falou que Deus salvou o mundo através de Jesus para que todos tenham grandes conquistas. “Não devemos esmorecer, em Cristo, porque disso depende a nossa salvação e a vida eterna. As marcas deixadas pelos sofrimentos, o amor e os serviços prestados ao próximo nos aproximam de Deus. Jesus nos ajuda a descobrir o valor do esforço e não do resultado. Deus exige esforço e não vitória. Tenho feito grande esforço para que os meus serviços cheguem ao máximo de pessoas em nossa cidade. Espero poder continuar nesta jornada com Deus, em sua misericórdia infinita, para construir uma sociedade melhor, mais justa e com mais solidariedade. Como Paulo, combati o bom combate, segui a carreira e guardei a fé”, discursou o homenageado.

Também estiveram presentes na solenidade familiares e amigos do homenageado, além de outras personalidades da Capital paraibana.

Breve histórico

Monsenhor Ivônio Cassiano de Oliveira nasceu no Sertão da Paraíba, em 29 de março de 1962. Iniciou seus estudos em Santa Luzia, mas passou também por Patos e Campina Grande. Em 1979, ingressou no Seminário Menor de Lins, em São Paulo. Depois, de volta à Paraíba, iniciou seus estudos filosóficos e teológicos, até se formar em Ciências das Religiões. Em 1991, foi ordenado diácono e, no mesmo ano, virou sacerdote. Em 1996, veio para João Pessoa para assumir a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, desenvolvendo viários trabalhos pastorais e sociais. Na Capital, assumiu o Instituto São José e ofereceu especial atenção ao Hospital Padre Zé. Posteriormente, foi agraciado com o título de Monsenhor, já como pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo.