Movimento IPPB pretende aprovar PL de Iniciativa Popular na CMJP, recrutar jovens e oferecer capacitação para lideranças aptas ao pleito de 2020

por Haryson Alves — publicado 24/01/2018 22h00, última modificação 02/07/2019 16h20
Estas são algumas das próximas iniciativas do grupo de atuação social destinado à renovação dos líderes e gestores públicos nos municípios e Estados da Paraíba

O Movimento Interesse Público da Paraíba (Movimento IPPB) – social, independente, suprapartidário e sem fins lucrativos –, foi apresentado oficialmente, para a sociedade civil e organizada, nesta manhã de quinta-feira (25), no auditório Fernando Paulo Carrilho Milanez, Anexo 2 da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

A partir de uma explanação de um dos fundadores do movimento social, Pedro Chaves, os presentes puderam se informar sobre processos seletivos para ocupação de cargos públicos de secretarias de Governo, como aconteceu em Londrina (PR); bolsas de estudo, oportunidades de trabalho e demais novidades.

São três metas iniciais. “Nosso primeiro programa é aprovar um Projeto de Lei (PL) de Iniciativa Popular na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Precisamos de 2.500 assinaturas eletrônicas para poder dar entrada na propositura na Casa Napoleão Laureano. Queremos alterar alguns artigos referentes à legislação que rege a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), no que diz respeito à transparência do órgão público para com a sociedade”, explicou Pedro Chaves.

Segundo ele, ainda não há mecanismos de publicização e transparência do órgão quanto à disponibilização de informações referentes aos cartões do Passe Legal, que, segundo Pedro Chaves, é um conteúdo ainda de difícil acesso ao cidadão. “A Semob tem dificuldades em disponibilizar o histórico de uso do Passe Legal ao seu usuário, um serviço que é público, que é pago antecipadamente ao uso e ainda apresenta muitos casos de viagens sendo cobradas indevidamente por causa de falhas no sistema de integração temporal”, sugeriu o palestrante.

Segundo ele, as Leis de Acesso à Informação e Transparência deixam claro que na administração pública muitos dados devem ser compartilhados e estarem disponibilizados de forma que o acesso a estas informações seja livre às cidadãs e aos aos cidadãos.

Um outro projeto do Movimento é capacitar paraibanos no intuito de participarem do ProLíder, programa que investe na capacitação de lideranças jovens no cenário político, que acontece em São Paulo (SP) e possui representantes de todas as partes do País (ninguém da Paraíba ainda fez parte), incentivando a atuação desses atores sociais nos municípios e Estados.

“Queremos até dezembro deste ano fazer um recrutamento de jovens que desejam atuar nessa área para que possamos iniciar o Programa de Formação e Renovação Política na Paraíba com foco para as eleições de 2020”, complementou Pedro Chaves.

Conheça o IPPB

O IPPB é um movimento social fundado por ex-participantes do programa 'Aprendiz de Vereador', da CMJP, atividade em que, a partir de processo seletivo, estudantes universitários estagiam voluntariamente no Legislativo Pessoense, participando dos trabalhos inerentes a um gabinete de vereador e sugerindo propostas que, ao final do estágio, podem até virar lei. O Movimento pretende construir, de forma coletiva, um grupo de pessoas com princípios necessários à reestruturação das práticas políticas na Paraíba, com foco no combate à corrupção, às desigualdades, e à defesa de liberdades individuais.