MPVIRTUAL: CMJP recebe visita do Ministério Público da Paraíba

por Clarisse Oliveira publicado 11/03/2020 14h45, última modificação 11/03/2020 15h07
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Durante reunião, foram tratados detalhes da implantação e adaptação do sistema de processos eletrônicos na Casa

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) recebeu, na manhã desta quarta-feira (11), visita de cortesia de representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para tratar de detalhes implantação e adaptação do software MPVIRTUAL no Legislativo Pessoense. O promotor de Justiça Leonardo Quintans Coutinho foi recebido pelo presidente da Casa, vereador João Corujinha (DC), pelo 1º vice-presidente Leo Bezerra (PSB) e pelo vereador Thiago Lucena (PMN).

Na reunião, funcionários dos dois órgãos trocaram experiências sobre a implantação e adaptação do software MPVIRTUAL no ambiente legislativo. O sistema vai permitir a virtualização de todos os procedimentos da CMJP, processo que já é realizado no MPPB e gera economia de tempo, recursos e materiais, além de mais transparência pública.

O vereador Leo Bezerra, afirmou que, com as adequações feitas, o sistema vai ser implantado em breve. “É a informatização o que queremos fazer verdadeiramente aqui na Câmara Municipal. O presidente João Corujinha já chamou todos os funcionários responsáveis pela implantação desse sistema, pediu celeridade e transparência para colocar o MPVIRTUAL para funcionar. Tivemos que fazer algumas adequações no plenário, nas comissões, que estão sendo terminadas e, no mais tardar, no próximo mês o software já vai estar rodando no sistema”, garantiu o parlamentar lembrando que o MPPB tem sido parceiro em todas as fases da implantação do software.

“Nós temos trocado experiências, informações em um trabalho conjunto no sentido de colaborar com a Câmara para que ela se torne, também como o Ministério Público, integralmente virtual, e também para que a gente possa fazer o funcionamento desse sistema com mais segurança, tanto no MPPB, como na Câmara Municipal”, explicou o promotor de Justiça Leonardo Quintans.

MPVIRTUAL

O MPVIRTUAL é um sistema de processos eletrônicos desenvolvido na Paraíba pelo MPPB, já compartilhado com outros órgãos de outros estados, e que, em outubro de 2019, foi cedido à CMJP com a intenção de virtualizar integralmente os processos legislativos e administrativos da Câmara Municipal.

De acordo com Leonardo Quintans, o sistema já é utilizado em todas as unidades do MPPB administrativas e nas promotorias, tanto na área meio, quanto na área fim. “Todos nos nossos processos são integralmente virtuais, tanto processos administrativos, quanto os inquéritos civis, investigações, procedimentos instaurados”, explicou Leonardo Quintans.