'Mudança Via Leis e Mobilização' será o tema da Virada Legislativa durante o Hackfest
'Mudança Via Leis e Mobilização' será o tema da Virada Legislativa durante o ‘HackFest de 2018. Essa “trilha”, como tem sido chamada, vai permitir aos participantes inscritos construir projetos de lei de iniciativa popular e estratégias de mobilização com o objetivo de solucionar problemas da realidade brasileira.
Além dessa trilha legislativa, o evento irá contar com a trilha ‘hacker ou de tecnologia’, que contará com o apoio de coaches em TI, finanças, direito e gestão pública para criação de aplicativos.
A Virada Legislativa foi criada pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) e aplicada pela primeira vez em João Pessoa, em outubro de 2017, em uma parceria pioneira com a Câmara Municipal de João Pessoa.
Ela consiste em uma metodologia coletiva e colaborativa para que diferentes atores participem ativamente da política do país, por meio da proposição de leis e do recolhimento de assinaturas pelo aplicativo Mudamos.
“Tivemos a honra de promover, em parceria com o ITS-Rio, a primeira Virada Legislativa do país e vamos repeti-la no Hackfest, por entendermos que a população pode, e deve, participar ativamente do processo legislativo, unindo-se aos vereadores por uma cidade melhor na construção, efetiva, de uma legislação funcional e dinâmica”, comentou o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB).
Em sua primeira edição, o tema Mobilidade Urbana reuniu estudantes e profissionais da área de arquitetura e urbanismo, legisladores e diferentes coletivos da sociedade civil engajados em melhorar as condições de mobilidade da Capital.
O tema da Virada Legislativa de 2017 foi 'Mobilidade Urbana'[/caption]
Ao todo, foram criados cinco Projetos de Lei (PL) de iniciativa popular que foram apresentados através do aplicativo ‘Mudamos’, ferramenta efetivada, na Virada, voltada para a assinatura de projetos de iniciativa popular de maneira eletrônica.
Tema será definido na abertura do evento
O tema central dos trabalhos deste ano será definido na quinta-feira, primeiro dia do ‘HackFest + Virada Legislativa’, que acontece entre os dias 16 e 18 de agosto na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa. A nave disponível para a maratona estará aberta ao acesso das equipes das 8h às 23h59 dos dias 17 e 18 e das 8h às 12h do dia 19.
A uma semana do início do evento, a ‘Virada Legislativa’ conta com 206 inscritos, segundo informação da organização do evento. Além das duas centenas de inscritos na ‘Virada’, que será realizada por vereadores, servidores da Casa Napoleão Laureano e técnicos do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio).