Muriçoquinhas e Bloco da Melhor Idade fazem a festa das prévias de Carnaval desta segunda-feira (5)
Há 26 anos apresentando o Carnaval às crianças, as Muriçoquinhas do Miramar pretendem animar 500 mil pequenos foliões, com três trios elétricos, nesta segunda-feira (5). A festa será a partir das 17h (concentração em frente a Academia Corpo Livre) e o tema deste ano é 'Proteger as crianças é cuidar do futuro'.
Animarão a festa a Banda Castelo Encantado, com marchinhas de frevo dos antigos carnavais, Dadá Venceslau e, no último trio elétrico, Bira Delgado, Paulo Barreto e Ivan Martins. O porta-estandarte deste ano será o estudante de 9 anos Lucas Martins, que carregará na Via Folia a arte assinada por Teté Leite.
Eliane Holanda, que é fundadora e organizadora do bloco, contou que as crianças sempre participaram das Muriçocas do Miramar, mas o bloco cresceu tanto que houve a necessidade de os pequenos terem também um espaço que fosse só deles. “A gente fazia uma festa na Praça das Muriçocas, contudo, os pequenos exigiam sair na avenida também, igual a seus pais no Muriçocas do Miramar”, contou.
Muriçoquinhas têm espaço exclusivo para deficientes
Apesar de ser aberto, o Bloco Muriçoquinhas do Miramar disponibilizará uma ala só para quem tem mobilidade reduzida ou algum tipo de deficiência. Será no cordão de isolamento do 1º trio elétrico, puxado pela Banda Castelo Encantado.
“É só chegar no trio e se identificar, para adquirir a pulseira de acesso pro responsável e o pequeno folião”, destacou Eliane Holanda, que enfatizou: “O bloco está enorme e, muitas vezes, a criança com deficiência não tem condição de acompanhar tudo sem que esteja com um suporte especial. Nesta ala, os pais poderão ficar mais tranquilos, levando suas crianças, estejam elas em carrinhos de bebê ou cadeira de rodas”.
Melhor Idade
O Bloco da Melhor Idade Creusa Pires, criado em 1991, reúne famílias com integrantes de diversas gerações, num espaço de diversão para todas as idades. A agremiação sairá nesta segunda-feira (5), às 18h, do Busto de Tamandaré, em direção ao Hotel Tambaú, ao som da Orquestra Gambiarra e Banda Splok.
Ainda na concentração, há o encontro da agremiação com a criançada que desfila nas Muriçoquinhas do Miramar, momento em que avós e avôs se encontram com netas e netos, reunindo gerações numa folia só.
Uma das fundadoras do Bloco da Melhor Idade, Shilon Gama, contou que, no encontro de blocos, “É como se a melhor idade estivesse esperando seus netos na dispersão das Muriçoquinhas. Após o encontro dos estandartes das duas agremiações, o simbolismo é o de que chegou a hora de os 'netinhos' e 'netinhas' irem pra casa, e a melhor idade cair na gandaia”, explicou. “Fazemos a coroação do rei e da rainha da melhor idade, o casal desfila com o bloco num trio elétrico, ao som de orquestra de frevo, com alegria, disposição e vontade de viver, que é o que a gente prega”, complementou.