Mutirão da colonoscopia do Hospital Santa Isabel é ressaltado por vereador

por Clarisse Oliveira — publicado 28/09/2021 15h09, última modificação 28/09/2021 15h09
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
O líder da bancada da situação na Casa, vereador Bruno Farias, celebrou o início da realização dos exames de prevenção e diagnóstico de câncer de intestino

O líder da bancada da situação na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Bruno Farias (Cidadania), celebrou o início do mutirão de realização de exames de colonoscopia no Hospital Santa Isabel, para prevenção e diagnóstico de câncer de intestino e outras doenças. O parlamentar foi o terceiro orador na sessão desta terça-feira (28).

O parlamentar destacou que o câncer colorretal, conhecido como câncer de intestino, representa a segunda maior incidência entre os brasileiros, perdendo apenas para o de próstata nos homens e o de mama para as mulheres. “É uma doença que inspira cuidados. E se for diagnosticado de maneira precoce, vidas podem ser salvas”, enfatizou lembrando que o mutirão pretende atender a uma demanda reprimida de mais de 1.600 pessoas, acumuladas em decorrência da pandemia. 

De acordo com Bruno Farias, o hospital dispõe de equipamentos de ponta para a realização dos exames. “São equipamentos ultramodernos que conseguem detectar a tumoração ainda no início e, para além do diagnóstico precoce, está se fazendo o tratamento por vezes na mesma hora em que é detectado nas pessoas que se submetem a esse procedimento”, afirmou o vereador, agradecendo o prefeito Cícero Lucena (Progressistas), ao secretário de saúde Fábio Rocha, a executiva Rossana Sá e à diretora do Santa Isabel, Adriana Lobão. 

“Que bom percorrer os corredores e não mais encontrar um cenário de aflição e angústia de pacientes pelos corredores contaminados pelo Covid-19. É bom saber que a normalidade está voltando. Temos menos de 10% de ocupação nos leitos. A partir dessa nova realidade, com o avanço da imunização, o Santa Isabel começa a voltar para sua atribuição originária que é a de fazer exames e realizar procedimentos cirúrgicos e eletivos”, enfatizou. 

O parlamentar adiantou que já se iniciam os preparativos para a realização de cirurgias bariátricas no hospital: oito em outubro e mais oito em novembro, assim como o retorno das cirurgias eletivas em geral. Bruno Farias adiantou também o programa de realização de exames para detectar o câncer de mama nas mulheres durante o ano inteiro e não em outubro. 

“Etapas estão sendo vencidas e a gente já começa a viver a nova fase, que é a da colheita de frutos. Ontem, os frutos já começaram a ser colhidos, esse mutirão representa de maneira emblemática que estamos avançando na saúde pública”, concluiu. 

A vereadora Eliza Virgínia (Progressistas) e os vereadores Toinho Pé de Aço (PMB), Odon Bezerra (Cidadania) e Marcílio do HBE (Patriota) acostaram-se ao pronunciamento de Bruno Farias. “Fico muito feliz com esse resgate da saúde do município de João Pessoa”, afirmou Odon Bezerra lembrando o empenho do deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), então secretário de saúde, para municipalizar o Hospital Santa Isabel.