Na escola: PLs abordam segurança, saúde, incentivo à leitura e prevenção às drogas
vereador Benilton Lucena (PSD) apresentou três Projetos de Lei (PL) que beneficiam a Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. O primeiro dispõe sobre a criação do “Dia da Motivação à Leitura” nas escolas municipais; o segundo institui a “Semana Municipal da Segurança e Saúde” nas instituições de ensino; e o último trata da realização de seminários antidrogas, no início do ano letivo, nas escolas municipais da Capital.
“A leitura é um dos principais instrumentos para que a criança construa o seu conhecimento e aprenda a exercer sua cidadania. Instituir o Dia da Motivação à Leitura nas escolas permite que o aluno reflita novos conhecimentos, aumente o vocabulário, aprenda expressões, e melhore a escrita. Nosso projeto incentiva a troca de livros entre os estudantes, incentivando o diálogo e ajudando os que não têm condições financeiras para comprar livros. Eles poderão conseguí-los utilizando a escola como fonte”, disse o parlamentar.
O PL que institui a Semana Municipal da Segurança e Saúde nas instituições de ensino busca desenvolver atividades educativas que contribuam para a relação entre professores e alunos. O intuito é promover a capacitação dos estudantes e futuros cidadãos do País no que se refere à segurança e saúde nas escolas.
“Será uma semana dedicada à saúde e segurança nas escolas, com palestras, concursos de frases ou redação, criação de uma comissão interna de prevenção aos acidentes no âmbito escolar, tudo com a finalidade de divulgar e promover os cuidados com a saúde e com a vida nos ambientes de trabalho”, frisou Benilton.
Já o PL que dispõe obre a realização de seminário antidrogas no início do ano letivo nas escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa, busca conscientizar os alunos e a comunidade, através de palestras, sobre a nocividade e as consequências do uso de entorpecentes.
“Pesquisas científicas mostram que o uso de algumas drogas interfere no funcionamento do cérebro, diminui o sono, causa distúrbios psiquiátricos, frequência cardíaca alta e pode levar à morte precoce. O seminário vem com o objetivo de orientar os alunos e a população sobre as formas de prevenir o uso e abuso de drogas”, comentou o vereador.