Neste sábado (3) tem Tambiá Folia e muita animação no pré-Carnaval de João Pessoa

por Clarisse Oliveira — publicado 02/02/2018 22h00, última modificação 03/07/2019 10h38
Saiba os blocos que animam as festas do segundo dia do Folia de Rua por meio da série de entrevistas produzidas pela TV Câmara sobre as agremiações carnavalescas

A TV da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) dá continuidade à série de entrevistas realizadas com representantes de agremiações carnavalescas da Capital. Desta vez saberemos o que acontece neste sábado (3), segundo dia do Folia de Rua, tanto nos bairros quanto descendo a Avenida Epitácio Pessoa.

A folia começa cedo, às 16h30, o Bloco Agitada Gang comanda a animação do público infantojuvenil. O presidente da agremiação, Edilson Alves, conversou com a repórter Meiry Alves sobre como o bloco foi criado, há 26 anos, e sobre o tema deste ano que é o cuidado com os animais de estimação no Carnaval.

“Já defendemos várias bandeiras, este ano resolvemos homenagear os animais. Defendemos que animal não é brinquedo, mas que você pode convidá-lo a sair na folia com a gente, levar seu animal para avenida”, comentou Edilson Alves, convidando para o desfile do bloco na Avenida Epitácio Pessoa, com Orquestra e Banda Agitada Gang.

Tambiá Folia

Há 19 anos, a agremiação originária de um dos bairros mais tradicionais de João Pessoa reúne cerca de 10 mil foliões. O bloco que, segundo Sérgio Nóbrega, presidente da agremiação, surgiu como uma festa de amigos, cresceu até formar um grande bloco atraindo foliões de todas as regiões da cidade.

Sérgio Nóbrega destacou que a expectativa para este ano é que o bloco reúna ainda mais pessoas. “O Bloco Tambiá Folia já virou uma grande tradição”, afirmou. O tema desta edição é 'Trabalho Infantil não dá ritmo'. Além disso, o bloco vai realizar uma homenagem especial a Corrinha Mendes, que é um ícone do Bloco Cafuçu e faleceu recentemente.

 

A Praça Prefeito Manoel Moreira da Nóbrega vai ser animada pelo cantor Tatau, ex-vocalista da Banda Baiana Araketu, pela Orquestra de Frevo Tambaú e a banda de pagode Os Mulatos a partir das 19h.

Peruas do Valentina

Completando 26 anos de irreverência no Carnaval da cidade, o Bloco Peruas do Valentina sai nas ruas do bairro da Zona Sul e espera reunir cerca de 40 mil pessoas este ano. Considerado um bloco de família, o tema deste ano é 'Valentina pede paz', como explicou um dos fundadores da agremiação, Vinícius Araújo, em entrevista.

“É um bloco da família, homens se vestem de mulher, mulheres se vestem de homens e crianças se fantasiam”, afirmou Vinícius convidando os foliões para levarem suas famílias ao Mercado Público de Mangabeira, a partir das 18h, e curtir as atrações: Claudiano Geração é Massa, DJ Marcílio e DJ Juninho.

Bloco Piabas

Em Tambaú, as Piabas fazem a festa. Marília Maia conversou com a repórter Meiry Alves sobre a evolução do bloco, que tem 25 anos de história. “Começamos com um toca-fitas e hoje temos uma orquestra de frevo”, comentou Marília. O Bloco Piabas este ano conta com a Orquestra de Frevo Splok e o DJ Samir. A folia começa às 20h, na Rua Osório Paes, e esta edição o bloco faz homenagem à foliã Goretti Zenaide.

Amoringa dos Bancários

Há 19 anos o bloco que surgiu com um grupo de amigos faz a alegria do bairro no pré-Carnaval da cidade. O presidente da agremiação, Flávio Tenório, conversou com a jornalista Rosângela Marques sobre o crescimento do bloco que hoje arrasta cerca de dez mil pessoas e ainda sobre o projeto social desenvolvido.

“É um bloco muito família, e além disso temos escolinhas de futebol, música, pintura dentro do Amoringa. Não é só folia, temos também um trabalho social junto com a comunidade”, explicou o presidente do bloco que se concentra a partir das 16h, na Praça da Paz e tem como atração a cantora Raianny Stefany.

Banho de Cheiro

Desde 1992, o Bloco Banho de Cheiro reúne milhares de foliões em homenagem a cantora Elba Ramalho. Um dos fundadores da agremiação, Dorgival Lima, explicou que este ano vai entregar uma comenda à cantora que vai realizar a abertura do Folia de Rua e que o tema do bloco de 2018 é o Egito. “Queremos que o jovem desperte o interesse de estudar essa história milenar”, destacou.

A partir das 19h, o Bloco Banho de Cheiro ganha as ruas da Avenida Epitácio Pessoa com a Banda Mel e Joelma Psyché e mais três trios elétricos animando os foliões deste sábado (3).

Eternamente Flamengo

Unindo futebol e Carnaval, o bloco que começou com a reunião da família para assistir partidas de futebol do time este ano completa 20 anos de folia no Ernani Sátiro traz como tema a paz entre as torcidas e no Carnaval também, foi o que explicou o presidente da agremiação, Riva Lourenço. A concentração do bloco começa a partir das 19h, na Rua Professor José Rolmes, com a Banda Mil Grau, Rebolice e Só Swing.

Bloco Imprensados

A imprensa da Capital também brinca os festejos carnavalescos. Esta é a proposta do Bloco Imprensados. Segundo o presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), João Pinto, o bloco surgiu da necessidade do profissional da imprensa também se divertir com a família e amigos as festas do momo.

“Começamos há 31 anos. Trabalhamos o ano inteiro, mas antes de fazer a cobertura do Carnaval, nós fazemos a festa”, afirmou ressaltando que é também uma oportunidade de integrar imprensa, política e a classe artística. A folia começa com a concentração do bloco, às 13h, na frente da sede da API, na Avenida Visconde de Pelotas, Centro; e às 17h o bloco desfila para a Praça Rio Branco. A animação fica por conta da Orquestra de Frevo e Jadir Camargo.

Ainda neste sábado saem o Bloco FlaTorre, na Avenida Carneiro da Cunha, animado com orquestra de frevo a partir das 18h; as Virgens de Mangabeira, em frente a escola Luiz Ramalho, com a banda Arreios de Prata, a partir das 19h; o Boi Vermelho, na Rua Alberto de Brito, Jaguaribe, com a Orquestra Mestre Luiz, Kojak do Banjo e Grupo de Samba, a partir das 16h; e os Desmantelados do Cristo, em frente a UEPB, com a banda Axé Mania, a partir das19h.