No Dia de Luta da Pessoa com deficiência, vereador alerta para respeito a direitos

por Clarisse Oliveira publicado 21/09/2021 13h49, última modificação 21/09/2021 13h49
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Bruno Farias (Cidadania) destacou ações da Prefeitura da Capital que contribuem para a inclusão em diversas áreas da Administração Pública

O dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. É uma data de celebrações, de reflexões, mas uma data para todos nós estarmos em posição de alerta para que nenhum direito das pessoas com deficiência possa ser subtraído ou diminuído”, declarou o vereador Bruno Farias (Cidadania) durante pronunciamento na sessão desta terça-feira (21), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

O parlamentar destacou ações da prefeitura da Capital que caminham na direção de proteção desses direitos em várias áreas da Administração Pública. Ele começou citando a medida que aumenta o número de educadores sociais nas escolas do Município. “É um compromisso firme em favor da inclusão, que é um direito de todos aqueles que precisam e um dever de todos nós enquanto agentes políticos de implementá-la. O ato de hoje foi um olhar amoroso para a sociedade e respeitoso para com as pessoas com deficiência”, enfatizou, fazendo referência a um Projeto de Lei assinado hoje pelo prefeito Cícero Lucena (PP) que institui o Programa Educador Social Voluntário e que ainda precisa ser apreciado pela CMJP.

Segundo Bruno Farias, para a educação ser inclusiva, é preciso que as diferenças sejam respeitadas. “Não queremos uma inclusão excludente. Matricular uma criança com deficiência em uma escola regular sem oferecer os instrumentos adequados necessários para atendê-la é promover a inclusão excludente. Incluir não é tornar todas as crianças iguais. Educação inclusiva não tem esse objetivo e, sim, o de respeitar e valorizar as diferenças. A beleza do mundo está na diversidade”, explicou.

De acordo com o vereador, a política de inclusão não se limita à área da educação. “Temos hoje a política de inclusão na habitação, na saúde e na luta pela vacinação rápida e eficiente das pessoas com deficiência. No esporte, tivemos as estrelas das paralimpíadas genuinamente nossas que orgulharam o mundo com dedicação, disciplina e talento. Encontramos a política de inclusão em diversas áreas da Administração”, salientou.

O parlamentar ainda destacou a assinatura da ordem de serviço da construção do Centro de Tratamento de Doenças Raras, a ser implantado no bairro dos Bancários e a pavimentação de ruas com a padronização de calçadas contendo piso tátil e rampas de acesso. “São atos que podem parecer simples, mas têm um significado enorme. Num dia de hoje, a nossa vibração aumenta, nosso envolvimento se torna mais forte, a nossa voz eleva o volume para dizer que nada é mais deficiente do que o preconceito e nada mais eficiente do que o amor”, afirmou lembrando que defende essa bandeira desde seu primeiro mandato em 2009.