Novembro Azul: CMJP realiza “Dia D” e atende 225 pessoas contra o câncer de próstata e a favor do diagnóstico precoce da doença
Com enfoque na saúde masculina e na prevenção ao câncer de próstata, razão da existência da ‘Campanha Novembro Azul’, 225 pessoas (maioria homens) foram atendidas gratuitamente, nesta manhã de quinta-feira (8), no estacionamento da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), que ofereceu, junto ao Distrito Sanitário IV e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), serviços, prescrições médicas e atendimentos em várias especialidades. O evento foi aberto ao público e servidores do Legislativo, que ainda foram contemplados com kits de saúde bucal e sexual, café da manhã e atividades culturais.
Entre as atividades realizadas, houve atendimento odontológico, de médicos, nutricionista, manicure, aferição de pressão, auriculoterapia, argiloterapia facial, distribuição de kits de saúde bucal, orientação quanto às infecções sexualmente transmissíveis, inclusive com distribuição de camisinhas. Houve prescrição médica para exame de PSA para detectar câncer de próstata, a partir da qual os cidadãos saíram da Câmara com tudo certo pra realizar o exame, evitando burocracias e peregrinações nos PSFs.
Chamamento da Câmara
Segundo o presidente da Casa Napoleão Laureano, Marcos Vinícius (PSDB), a ação vale como um chamamento da Câmara para que mulheres e homens se voltem a falar, refletir e cuidar da saúde masculina, assim como a Casa o fez no ‘Outubro Rosa’, em relação à saúde da mulher.
“A Câmara, mais uma vez, dá o exemplo ao pessoense, chamando-o até ao nosso estacionamento, pra desfrutar os serviços oferecidos aqui e utilizar nossa Casa como mais uma fonte de prestação de serviços em prol da cidadania e do desenvolvimento da Capital. Homens, queremos lhes dizer que nós também precisamos nos conscientizar para a nossa saúde e a prevenção a toda e qualquer doença é sempre necessária. Todos são bem-vindos a se valerem dos serviços gratuitos oferecidos e a utilizar a equipe multiprofissional em saúde para esclarecimentos, tudo pra ajudar a cuidar melhor da saúde de nossa população e servidores da CMJP”, enfatizou Marcos Vinícius (PSDB).
“Hoje recebemos os homens na CMJP com um café da manhã bem reforçado pra potencializar as energias pro dia de expediente no Legislativo. Foi o dia de os homens saberem se estão com pressão alta, diabetes, dar aquele cuidado no visual, na saúde, na estética facial e das mãos, além de adquirirem informação, brindes e encaminhamentos pra algumas especialidades médicas. Pensamos nessa ação com bastante carinho, junto ao presidente da Casa, Marcos Vinícius, e com o apoio de nossa equipe da SMS e do Distrito Sanitário IV”, explicou a iniciativa a diretora-geral do Distrito Sanitário IV, Katherine Alves Pereira.
A vereadora Raíssa Lacerda (PSD) explicou que a atividade da CMJP é um alerta aos homens da Capital a favor da prevenção ao câncer de próstata. “Que vocês façam seus exames regularmente, tanto o de sangue (PSA) quanto o de toque prostátil. Parece cansativo, mas não vamos deixar de repetir: o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Esta ação da CMJP, junto com a SMS, está de parabéns pelo alcance dos serviços e atividades oferecidas aos nossos servidores, parlamentares e cidadãos que passaram pelo entorno e participaram com a gente”, comentou.
“A Mesa Diretora tem dado um show de inovação e temos nos destacado em nível nacional com as novas diretrizes que a Câmara tem tomado. Marcos Vinícius e nossa Mesa Diretora estão trabalhando com campanhas importantes, valorização do servidor, aproximação dos cidadãos das atividades do Legislativo de forma a reivindicarem mais aqui, na Casa do Povo, os direitos do próprio povo. Isso tem feito muito bem à cidade de João Pessoa”, completou a vereadora.
Visita a gabinete transformou-se em manhã de cuidados com a saúde
O servidor público Luiz Costa, 45 anos, servidor público estadual que tinha visitado o gabinete do vereador Marcos Henriques (PT), nesta manhã, aproveitou pra participar da ação e falou com o Portal Câmara JP enquanto era atendido pela manicure (já havia passado pelo teste de glicemia, aferição de pressão e estava com o encaminhamento médico para realizar o exame de PSA para detectar câncer de próstata).
“Até nutricionista a Câmara trouxe, coisa que não vejo nos PSFs do meu bairro. Consegui também um encaminhamento pra fazer o exame de PSA de forma simples e fácil. Se fosse no PSF de meu bairro, deveria passar por uma triagem e enfrentar entraves burocráticos do sistema pra conseguir tal encaminhamento; algo demoroso, estressante e revoltante quando não conseguimos. O investimento em saúde pública não deveria ser limitado, indagou o servidor estadual.
Para Luiz Costa, que também é eleitor da Capital, toda ação voltada para a saúde deveria ser permanente no serviço público. “Gostaria que essas atividades da Câmara fossem constantes nos bairros de João Pessoa e em seus PSFs. Que os médicos e equipes de saúde tivessem equipamentos, materiais e condições pra trabalhar pelo povo, pois, no âmbito dos discursos políticos, tudo estaria perfeito na Capital, porém, quem vive o nosso cotidiano [cidadão comum e, em sua maioria, de baixa renda] é que sabe das problemáticas e burocracias para conseguir um atendimento digno na saúde municipal”, constatou, acrescentando que seu relato advém da própria experiência enquanto usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) em João Pessoa.
Dezembro será “vermelho” contra ISTs
No mês que vem, a Câmara realizará, junto à SMS, através do DS IV, o ‘Dezembro Vermelho’, mês alusivo aos cuidados e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que são causadas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal e anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. O termo IST substitui a terminologia anteriormente utilizada – Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) – por destacar a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.
Uma programação parecida com as realizadas no ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’ está em fase de formulação entre a Mesa Diretora e a presidência da Casa junto ao Distrito Sanitário IV. O evento será aberto ao público, com serviços gratuitos e a data ainda será confirmada.