Operação Irerês' gera debate na Câmara de Vereadores da Capital
O vereador Eduardo Carneiro (PRTB) trouxe para debate na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta terça-feira (5), a 'Operação Irerês', que investiga possíveis irregularidades na licitação e execução das obras realizadas pela Prefeitura da Capital no Parque Solon de Lucena. O parlamentar expôs um áudio do apresentador Fabiano Gomes descrevendo que a Caixa Econômica Federal supostamente enviou ofício à gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) solicitando a devolução de R$ 6,4 milhões, valor supostamente desviado da obra.
“Peço esclarecimentos sobre esta solicitação de devolução desse recurso aos cofres da Caixa Econômica Federal. É uma matéria muito importante para a cidade”, requereu o vereador de oposição.
Já o vereador Bosquinho (PSC), afirmou que o prefeito em exercício, Manoel Júnior, já explicou o equívoco. “Tenho acompanhado junto à gestão e sempre foi dito que, ao terminar a obra da Lagoa, a Prefeitura teria ficado com recursos a receber por parte da Caixa na transferência de um repasse final. Equívocos acontecem, e nesse caso fico com a explicação do nosso prefeito em exercício, ao responder essa colocação, quando disse que o repasse deverá acontecer devido à Prefeitura ter concluído a obra com recursos próprios”.
Para solucionar o impasse, Tibério Limeira (PSB) solicitou o encaminhamento para a Casa do ofício da Caixa Econômica Federal enviado para a Prefeitura. Ele pediu,ainda, a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as obras da Lagoa. “É fundamental que a gente possa tratar sobre a instalação da CPI da Lagoa. Não é para condenar, é para a CMJP cumprir seu papel de investigador de fatos relevantes”, ressaltou.
O líder da bancada de situação na Casa, Milanez Neto (PTB), pediu cautela nas denúncias realizadas pela oposição. “Devemos ter cuidado no que falamos, no que trazemos e no que publicamos nesse Poder. A Prefeitura concluiu as obras com recursos próprios e ainda tem recursos a receber”, destacou.