Outubro Rosa: mulheres terão manhã voltada à saúde na Câmara de João Pessoa

por Haryson Alves — publicado 02/10/2017 21h00, última modificação 17/07/2019 16h15
Evento nesta sexta-feira (6) ofertará serviços médicos e odontológicos, exames e vivência cultural

Nesta sexta-feira (6), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizará uma manhã de atendimentos voltados à saúde feminina, em alusão aos cuidados com a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento, que integra as atividades do Legislativo frente à campanha Outubro Rosa, é aberto ao público e acontecerá das 8h às 12h, no estacionamento da Casa Napoleão Laureano, sob a coordenação do Distrito Sanitário IV da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Mais de 30 profissionais estarão envolvidos na ação, que ofertará serviços de atendimento médico, odontológico (via odontomóvel), realização de mamografias, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, auriculoterapia, argiloterapia e vacinação. Também serão disponibilizados serviços de manicure e design de sobrancelhas, haverá vivência cultural ao ritmo de zumba e música ao vivo, além de outras atividades.

Segundo a diretora-geral do Distrito Sanitário IV, Katherine Alves Pereira, os encaminhamentos solicitados pelos profissionais de saúde, durante as atividades, serão enviados, como demandas espontâneas, sem necessidade de regulação, para as clínicas devidas.

 

 

Diretora-geral do Distrito Sanitário IV de JP, Katherine Pereira, destacou o foco da campanha: atrair quem não tem costume de fazer exames.

“Além da preocupação com a saúde e bem-estar das mulheres, esta também é uma forma de a Câmara servir de exemplo para a população da Capital, reforçando a importância da conscientização e dos cuidados constantes que todos devem ter, o que facilita o diagnóstico precoce de males e potencializa as chances de cura, quando descobertos cedo”, justificou a ação, o presidente da CMJP, Marcos Vinícius (PSDB).

De 6 mil mamografias ofertadas ao mês, JP só realiza mil

“Nosso foco é trazer as mulheres que têm resistência em fazer a mamografia para que se cuidem mais. Temos a capacidade para ofertar 6 mil mamografias ao mês, em João Pessoa, e geralmente não alcançamos nem mil mensais. Então, as mulheres devem fazer uso de seu direito de realizar o exame, pois com essa atitude preventiva, é possível se livrar de problemas mais sérios no futuro”, alertou Katherine Pereira.