Pandemia de coronavírus motiva campanhas educativas e criação de comissão parlamentar

por Damião Rodrigues — publicado 12/03/2020 14h37, última modificação 12/03/2020 14h37
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Os vereadores Sérgio da Sac (Solidariedade) e Raíssa Lacerda (PSD) abordaram a necessidade da prevenção ao novo vírus

O alastramento da pandemia mundial do coronavírus (Covid-19) foi o tema principal de dois pronunciamentos na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quinta-feira (12). O vereador Sérgio da Sac (Solidariedade) cobrou dos Poderes Públicos a realização de amplas campanhas educativas sobre as medidas de prevenção ao vírus. Já a vereadora Raíssa Lacerda (PSD) propôs a formação de uma Comissão Parlamentar para verificar quais medidas de prevenção estão sendo realizadas para evitar a pandemia na Capital e em toda Paraíba.

“O que me traz a esta tribuna hoje me deixa estarrecido. O coronavírus já se alastrou pelo mundo e agora chega ao Brasil, mas não vejo efetivas e amplas campanhas de divulgação das medidas de prevenção desse perigoso vírus”, alertou o parlamentar que fez questão de informar que Brasília já realiza um trabalho de educação com destaque para evitar grandes aglomerações de pessoas.

Sérgio da Sac também sugeriu que a Câmara da Capital pessoense realize ações para propagar as formas de prevenção para evitar o alastramento da doença. “Esse vírus ataca todo mundo sem nenhuma distinção. Pequenas ações podem ser tomadas no cotidiano como lavar as mãos de forma mais constante e evitar aproximação com menos de um metro entre as pessoas”, esclareceu.

Comissão parlamentar

A vereadora Raíssa Lacerda destacou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou, na última quarta-feira (10), a existência da pandemia de coronavírus pois a doença já deixou mais de 4 mil mortos e cerca de 120 mil infectados no mundo, sendo a maioria na China, Itália e Irã. Na ocasião, a vereadora propôs a criação de uma Comissão Parlamentar nesta CMJP para conhecer as medidas cabíveis que estão sendo planejadas ou realizadas pelo Governo da Paraíba e pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP)

“Precisamos criar uma Comissão Parlamentar nesta Casa, urgente. Vamos visitar as secretarias municipal e estadual de Saúde, o governador da Paraíba e o prefeito de nossa cidade para sabermos o que está sendo feito para evitar que essa pandemia se alastre também por aqui”, informou a vereadora. Ela sugeriu alguns nomes para fazerem parte da Comissão, tais como dos vereadores Leo Bezerra (PSB), Eliza Virgínia (Progressistas), Carlão (DC) e Luís Flávio (PSDB), que é médico.

“Estive em contato com alguns idosos, nas comunidades que visito e pude constatar que eles estão lavando as mãos sem parar e evitam contato físico, com medo de serem contaminados com o vírus. Essa é uma doença grave que deixa a população assustada, principalmente os idosos e pessoas com doenças pré existentes, as mais afetadas pelo vírus”, enfatizou Raíssa Lacerda que ainda ressaltou que não foi confirmado nenhum caso do vírus em João Pessoa e destacou a necessidade de se prevenir que o vírus se prolifere na Paraíba.

Em aparte, a vereadora Eliza Virgínia pediu conscientização da população para evitar a proliferação do vírus. “João Pessoa ainda não tem, mas precisamos prevenir. Se puderem evitar viajar neste período, principalmente a turismo é melhor. Se já viajaram, aceitem ficar em quarentena para evitar a contaminação das pessoas que estão por perto. Nada de desespero, mas é preciso prevenir”, enfatizou.

A doença na Paraíba e no Brasil

Até o pronunciamento dos vereadores, na manhã desta quinta-feira, 12, a Secretaria de Saúde da Paraíba havia registrado 10 casos suspeitos no estado: uma criança de seis anos, quatro mulheres com idades de 35, 72, 74 e 80 anos, e dois homens de 37 e 65 anos. Todos têm histórico de viagem para países com casos confirmados da doença e apresentam sintomas parecidos aos provocados pelo coronavírus. Após atendimento médico, esses pacientes estão sob isolamento domiciliar. Ainda de acordo com a Secretaria, seis casos suspeitos de coronavírus foram descartados e excluídos por não atenderem a todos os critérios para investigação. A Paraíba não registra nenhuma confirmação do novo vírus. Em todo o país, havia 60 casos confirmados pelo Ministério da Saúde (MS), na manhã desta quinta feira.

Pandemia

Segundo a OMS, pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. A epidemia é um surto que acontece em uma região. Quando uma epidemia acontece em vários continentes, com transmissões de pessoa para pessoa, o estado é considerado pandêmico. A definição não depende dos números de casos e nem da gravidade da doença, apenas a disseminação geográfica e a rapidez da mesma. A última vez em que foi declarada uma pandemia mundial, foi em 2009, para o H1N1.