Para parlamentar, os 70 anos da Câmara representam momento de harmonia na Casa e trabalho em benefício de JP
O vereador Marcos Henriques (PT), que atua em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), afirmou que este ano em que se comemora o septuagésimo aniversário da reinstalação do Poder Legislativo na cidade está sendo representado por um momento de harmonia entre as bancadas de situação e oposição na Casa Napoleão Laureano, além de ser um período marcado por muito trabalho dos parlamentares da Legislatura.
“É um prazer estar vivenciando esse momento tão importante, que são os 70 anos de uma Casa Legislativa, que é a Casa que mais se aproxima do povo. Nós fazemos uma oposição ríspida, porém respeitosa. Essa experiência tem sido muito boa, a Mesa Diretora ajuda muito na condução do processo e acho que tem que ser assim: cada um com seu ponto de vista, mas todos lutando por uma João Pessoa melhor. Estou muito feliz de estar neste momento na Câmara, dos 70 anos, onde nós podemos apresentar nosso trabalho de maneira tão tranquila”, ressaltou.
Segundo o parlamentar, essa maneira harmônica de trabalhar ajuda na produção legislativa em benefício do povo pessoense. “Poder estar vivendo esse momento e apresentando tantos projetos para o benefício da população e sociedade, tem sido extremamente importante. São projetos que vão desde a isenção de tarifas de estacionamentos, projeto que coíbe o assédio sexual nos transportes coletivos a projetos na área da cultura e abordando o sistema bancário. Todos os vereadores estão tendo espaço para apresentar seus projetos e fazer suas audiências públicas tão importantes para a sociedade para que ela possa atuar de maneira livre”, destacou.
Marcos Henriques ainda ressaltou o momento de transparência que a CMJP está passando, dando acesso a todos os projetos que tramitam na Casa e transmitindo ao vivo todas as sessões, não só pela tevê em canal aberto, mas também pelo canal no Youtube. Para ele, esses são instrumentos que facilitam a fiscalização e a aproximação do povo da política.
“É importante que a sociedade, ao invés de se afastar do político, se aproxime para poder acrescentar na vida legislativa, poder cobrar dos políticos, homens e mulheres de bem, com boa intenção e fazer de fato a democracia. Que hoje no nosso país foi atacada frontalmente. Mas só se sai de qualquer crise e se melhora a vida da população através da política. É nela que a gente escolhe parlamentares que votem a favor da classe trabalhadora, e não em propostas que prejudiquem a classe e a sociedade em geral, mas sim que as beneficiem. A partir daí teremos parlamentos mirins, assembleias legislativas e câmaras federais cada vez melhores”, enfatizou.
Quando questionado sobre um presente para a cidade João Pessoa, o parlamentar afirmou que, se tivesse o poder, presentearia a cidade com a contratação de diversos profissionais da área de saúde. “A saúde pública está muito surrada e saúde é muito importante na qualidade de vida do ser humano, da população. Fico de coração partido quando vejo uma pessoa esperar um ano ou dois por uma consulta médica, por exemplo. Então, o que eu daria de presente para a cidade seria uma cesta de contratação de muitos profissionais da área médica, em todas as especialidades, para que as pessoas possam viver mais e viverem felizes”, afirmou.
Sobre o parlamentar
Marcos Henriques foi eleito vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições de 2016. Atua como presidente na Comissão de Políticas Públicas (CPP) da CMJP. É presidente reeleito do Sindicato dos Bancários da Paraíba (Seeb-PB). É membro do Conselho Estadual de Transparência e Combate à Corrupção. Membro do Conselho Estadual do Senai. Membro do Conselho Estadual de Emprego e Renda. É vice-presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi - NE). Na CUT-PB é secretário de administração e finanças.
Em 1989, se tornou funcionário do Bradesco, logo identificando-se com a luta em defesa dos trabalhadores bancários. Em 1991, assumiu o primeiro mandato, atuando nas secretarias de esporte, imprensa e secretaria-geral. Possui graduação em Administração de Empresas e Ciências Contábeis (Unipê).