Parlamentar apresenta Indicações que beneficiam estudantes municipais
Duas Indicações de autoria do vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD), apresentados à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) nesta semana, beneficiam estudantes das escolas públicas da Rede Municipal de Ensino. As proposituras sugerem ao Executivo Municipal ações para ampliar a qualidade do ensino-aprendizagem e a formação cidadã nas unidades educacionais.
A primeira Indicação sob o nº 443/2016, sugere a obrigatoriedade da presença de nutricionistas nas escolas municipais de João Pessoa, como forma de assegurar o direito à alimentação adequada. A outra nº 448/2016 propõe a implantação de atividades esportivas e de lazer nas escolas, nos fins de semana, para prevenir o ócio, propiciar uma vida mais saudável e criar oportunidades de integração entre os estudantes e a comunidade.
“Investir na Educação Pública – na qualidade do ensino, nos professores e alunos – é uma medida fundamental para garantir o desenvolvimento do nosso País, além de contribuir para diminuição de problemas sociais causados pela ausência das crianças e adolescentes nas escolas. Nosso mandato está atento a estas questões e busca contribuir com o debate, projetos inovadores e executáveis”, afirmou Marmuthe.
O parlamentar disse ainda que os bons níveis educacionais estão atrelados à frequência de alunos saudáveis e bem nutridos às escolas, pressupondo a oferta de uma alimentação adequada e saudável, proporcionando maior facilidade na assimilação de conhecimentos e, por consequência, um melhor desempenho escolar. “Daí a necessidade dos nutricionistas nas escolas municipais”, concluiu.
Parlamentar fala sobre a vulnerabilidade dos jovens às drogas
Marmuthe também comentou sobre a vulnerabilidade dos jovens às drogas, destacando que os serviços e espaços públicos de lazer e cultura são extremamente úteis, pois contribuem para inibir e afastar a juventude dos vícios e da criminalidade. “A população, sobretudo a parcela mais jovem, precisa de espaços para desenvolver suas aptidões e diminuir os riscos de envolvimento com as drogas. Dessa forma, esporte, cultura e lazer são direitos fundamentais para a garantia do desenvolvimento social. E o nosso projeto dialoga com esse princípio, pois visa fortalecer as atividades esportivas, culturais e de lazer na Rede Municipal de Ensino, contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos estudantes, além de estimular a emancipação da juventude”, finalizou.