Parlamentar apresenta PLs na tribuna da CMJP
O vereador Benilton Lucena (PSD) se pronunciou na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quinta-feira (25), para apresentar quatro Projetos de Lei (PL) de sua autoria referentes a este ano de 2016. Uma das matérias trata sobre a criação de um Centro de Treinamento em Técnicas de Coleta e Reciclagem de Resíduos Sólidos, enquanto outra aborda o aleitamento materno na Capital. “São propostas para melhorar o dia a dia da população”, garantiu.
Sobre o Centro de Treinamento de Reciclagem, o vereador justificou que todos sabem a importância da coleta seletiva, mas, muitas vezes, a separação dos resíduos não ocorre ou não funciona. O PL seria, portanto, destinado a preservar e difundir o conhecimento técnico acumulado na prática dessa atividade. “Estamos propondo que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) comece a fazer esse treinamento, para que a gente possa trazer mais saúde para as pessoas que trabalham com isso”, afirmou.
O outro PL propõe a criação do projeto “Amamentar é um Direito”, que encoraja a amamentação sob livre demanda, ou seja, sempre que o bebê quiser ou no tempo que cada mãe vir a necessidade. “Essa ação é de suma importância para o crescimento tanto biológico quanto cognitivo da criança, principalmente com base nas informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que, desde 2013, tem feito um esforço mundial para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno”, disse.
Acesso a profissionais de Educação Física em academias
Benilton Lucena também quer assegurar o acesso de profissionais particulares de Educação Física, ou “personal trainers”, em academias de ginástica do Município. O parlamentar explicou que alguns estabelecimentos proíbem a entrada desses profissionais, ou cobram taxas extras dos alunos para permitirem a prática. “Se o usuário está pagando a mensalidade em dia, ele deveria ter essa permissão. Muitas pessoas querem ser acompanhadas por um profissional de sua confiança ou que atenda às suas necessidades”, comentou.
Por fim, outro PL de Benilton Lucena pretende instituir a Semana Municipal de Segurança e Saúde nas instituições de ensino no âmbito da Capital paraibana. O evento deverá coincidir com a semana do dia 10 de outubro de cada ano, com a realização de palestras, concursos de redações e outras atividades educativas voltadas para a temática em questão.
Em apartes, os vereadores Bruno Farias (PPS) e Marco Antônio (PPS) parabenizaram o colega pelas proposituras. “Um dos papéis mais importantes do parlamentar é esse tipo de produção”, observou Bruno Farias.