Parlamentar avalia mandato e prioriza atividades junto à população
O vereador Raoni Mendes (PTB) fez uma análise do seu mandato na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) no ano de 2015. O parlamentar, que se dividiu entre a liderança da bancada de oposição na Casa e as suas ações, disse que priorizou trabalhar próximo à população e, por isso, destacou-se nas atividades que possibilitam o apoio na busca de soluções para a problemática da cidade. Atividades como “O Vereador é Você”, o projeto “Raio X das Escolas” e o “Gabinete Online” continuarão em 2016, com o mesmo objetivo de fiscalizar e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos pessoenses.
Durante todo o ano de 2015, Raoni Mendes apresentou 418 matérias, entre requerimentos, Projetos de Lei Ordinária e Complementar, Projetos de Decreto Legislativo (PDLs), Indicações ao Executivo e mais 592 demandas encaminhadas pelo “Raio X das Escolas”, todas com a finalidade de solucionar problemas nos bairros de João Pessoa. As proposituras foram elaboradas através de denúncias da população, com o apoio das ações efetivas realizadas com a colaboração da sua equipe de gabinete, sendo as matérias apresentadas na CMJP e encaminhadas ao Executivo Municipal para providências.
A ação “O Vereador é Você” colaborou para que fossem aprovados 98 requerimentos que contribuíram para ajudar as comunidades que foram visitadas pelo vereador Raoni Mendes. Através do projeto, o parlamentar tem tido contato constante com a população dos bairros e tem contribuído para trazer melhorias para os locais visitados. Raoni Mendes tem acreditado na mobilização e na necessidade de estar junto ao povo para cobrar da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) serviço de qualidade.
Já o “Gabinete Online” proporcionou a apresentação de 52 requerimentos que ajudaram as pessoas que fizeram as denúncias por um aplicativo de mensagens instantâneas, o Whatsapp. A adoção do recurso visa a aumentar o contato, além de facilitar o acesso ao trabalho realizado pelo vereador na CMJP. “São encaminhadas notificações com sugestões e críticas que vão ser respondidas por mim e pelo nosso gabinete. Após identificados os problemas e as propostas elaboradas, retornaremos com os encaminhamentos”, explicou o vereador.
Já sobre o “Raio X das Escolas”, o projeto elaborou 592 demandas que foram direcionadas a diversas secretarias da PMJP. Dessas demandas, 144 requerimentos foram encaminhados para diferentes órgãos como a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
Além disso, 30 relatórios foram entregues ao Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB). “Foram 39 escolas visitadas e 358 salas de aulas, onde conversamos com alunos e professores, além de verificadas a temperatura e luminosidade de cada sala”, explicou Raoni Mendes.