Parlamentar celebra Dia Nacional da Música Clássica

por Damião Rodrigues — publicado 06/03/2020 13h12, última modificação 06/03/2020 13h12
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Na sessão ordinária da CMJP desta quinta-feira (5), Helena Holanda (Progressistas) exaltou a importância da arte no cotidiano da sociedade

Em reverência ao ‘Dia Nacional da Música Clássica’, a vereadora Helena Holanda (Progressistas) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quinta-feira (5), para exaltar a importância dessa manifestação artística no cotidiano da sociedade.

A parlamentar destacou que a música clássica poder ter um grande papel em tratamentos de reabilitação com a utilização de alguns instrumentos e relaxamento. “A música clássica está sendo uada para relaxamento em várias cidades do país e em João Pessoa no Hospital Napoleão Laureano instrumentistas ficam na sala de espera tocando músicas para relaxar os pacientes que aguardam atendimento para o tratamento do câncer”, informou.

Para vereadora, a música é uma arte de grade importância, pois permite transbordar emoções, realizar ações neuro-orgânicas, podendo sensibilizar, fazer chorar ou sorrir. Ela também destacou que a música presta grande serviço nas ações voltadas para melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiência e dos idosos.

Música acessível

Acabou-se o tempo que a música clássica era exclusiva de orquestras e grandes eventos que dificultavam a acessibilidade da população mais humilde e menos privilegiada. Atualmente, essa arte está sendo bem mais acessível porque se difundiu por todas as camadas da sociedade”, destacou.

Ela também ressaltou que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem quatro projetos de orquestras sinfônicas formadas por crianças e adolescente para difundir essa arte por toda cidade, inclusive para futuras gerações.

A vereadora sugeriu que a Gestão Municipal disponibilizasse instrumentos musicais com instrutores nos parques da cidade para possibilitar aos jovens o primeiro contato com a música, de forma mais efetiva e prática, para estimular o surgimento de apreciadores da música ou mesmo de novos instrumentistas.

O 5 de março

O dia 5 de março é o Dia Nacional da Música Clássica, data escolhida porque remete ao nascimento de um dos grandes compositores brasileiros, o maestro Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Considerado o maior expoente da música do modernismo brasileiro, Villa-Lobos compôs obras que enalteceram o espírito nacionalista mesclando influências populares, folclóricas e indígenas.

Instituída em 13 de janeiro de 2009 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a data já era celebrada na cidade do Rio de Janeiro desde 2006. Em 2007, a data foi oficializada no estado. E, a cada ano, a comemoração inspira uma série de apresentações de música erudita em diversos locais do Brasil.