Parlamentar cobra ações para evitar problemas causados pelas chuvas em JP
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta terça-feira (19), o vereador Zezinho Botafogo (PSB) abordou os problemas causados pela chuva na cidade e pediu a regulamentação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) progressivo sobre imóveis subutilizados ou abandonados na Capital paraibana. O parlamentar apresentou uma matéria jornalística veiculada na TV Cabo Branco com depoimentos de famílias atingidas por alagamentos nos bairros de Mandacaru e São José.
“O IPTU progressivo é um remédio constitucional para que a especulação imobiliária não ganhe força e se sobreponha à função social que a propriedade precisa ter, e que poderá contribuir para evitar problemas como o acúmulo de lixo e detritos, que se tornam focos de várias doenças e são grande causa dos alagamentos em nossa cidade. Nesse período de chuvas, nossa população começa a sofrer com suas casas alagadas, e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) não realizou nenhuma ação para resolver esses problemas”, asseverou o vereador.
Zezinho Botafogo afirmou que, em gestões passadas, no mês de dezembro, havia reuniões com todos os secretários municipais para planejar o período de inverno na Capital, mas, atualmente, esse tipo de encontro não acontece. De acordo com ele, é imprescindível a limpeza urbana da cidade, com atenção para as bocas de lobo e as margens dos rios, assim como a preservação das matas nas encostas.
“Fizeram aterramento no Rio Jaguaribe, que não deveria ter sido feito, e a população do São José está sofrendo com alagamentos. No final de semana, não passava carro na ladeira do Grotão. Os moradores do Castelo Branco interditaram as avenidas do bairro por conta de alagamentos. O gestor não é competente e não reuniu uma equipe competente para lhe auxiliar”, enfatizou o vereador.