Parlamentar cobra mais cuidadores na rede municipal de ensino

por Damião Rodrigues — publicado 03/04/2017 21h00, última modificação 02/07/2019 12h04
Na semana da Conscientização do Autismo, vereador exige empenho do Poder Público para atender crianças e adolescentes com o espectro autista

Na semana em que se destaca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), o vereador Bruno Farias (PPS) aproveitou para cobrar da Gestão Municipal a presença de mais cuidadores nas escolas da rede municipal, com o objetivo de atender as pessoas com o espectro autista. Na ocasião, o parlamentar apresentou uma matéria veiculada em uma emissora local com depoimentos de pais que têm filhos sem estudar por falta de cuidadores.

“Por todo o mundo, muitas pessoas estão sendo diagnosticadas com o transtorno do espectro autista. É preciso que o Poder Público faça sua parte para garantir a cidadania plena e a dignidade para essas pessoas. Desde o início do ano que está havendo denúncias sobre a falta de cuidadores na rede pública municipal de ensino”, falou Bruno Farias.

Para o parlamentar, mais que conscientização, as pessoas com autismo precisam de atenção e políticas públicas voltadas para sua inclusão social e acessibilidade, para que vivam com ampla cidadania e dignidade. Ele ainda afirmou que, de acordo com as Diretrizes Básicas, a Educação é um direito de todos.

[citacao] Fica aqui meu apelo ao prefeito Luciano Cartaxo (PSD), para que essa situação seja revertida e que as crianças e adolescentes que estão sem estudar por falta de cuidador possam ter o básico. O poder Público não pode se omitir [/citacao]

Apartes

Os vereadores Helton Renê e Eliza Virgínia (PSDB) falaram que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem dado atenção as pessoas com espectro autista e a todas as pessoas com deficiência de forma geral. Helton Renê destacou que na atual Gestão Municipal, o número de cuidadores aumentou de 50 para 350 cuidadores.

A vereadora Helena Holanda (PP) afirmou que as pessoas com autismo, por lei, fazem parte do quadro de pessoas com deficiência para ajudar as famílias a encontrarem apoio e mais atenção para reabilitação e na assistência das pessoas com essa condição.

O vereador Lucas de Brito (PSL) lembrou que foi aprovada na CMJP legislação que dispõe sobre a implantação de assistência psicopedagógica na rede privada e pública de ensino no município de João Pessoa, com o objetivo de diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem e acompanhar aos alunos com transtornos do espectro autista

Ainda destacaram a importância do tema os vereadores Damásio Franca (PP), Thiago Lucena (PMN), Tibério Limeira (PSB).