Parlamentar cobra negociação da Prefeitura com a Guarda Municipal
O vereador Marcos Henriques (PT) cobrou da Prefeitura da Capital que negocie com a Guarda Civil Municipal de João Pessoa a pauta de reivindicações da categoria. Segundo o parlamentar, desde 2018 os guardas municipais tentam negociar com a Gestão Municipal, mas não conseguem. Marcos Henriques foi o segundo orador na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quinta-feira (15).
O parlamentar lembrou que foi durante audiência pública realizada pela CMJP que a Guarda Municipal criou a pauta de reivindicações da categoria para ser entregue à Prefeitura. “Aqui, foi construída uma pauta para que o sindicato pudesse entregar à Prefeitura reivindicando aumento salarial, curso de tiro, gratificação, aposentadoria e concurso público. A guarda de João Pessoa é a que menos ganha no nosso país”, lamentou.
De acordo com o parlamentar, em novembro de 2018 a categoria entregou a pauta de reivindicações a todas as secretarias municipais pertinentes e, em janeiro deste ano, ele [Marcos Henriques] participou de reunião na qual pôde entregar a mesma pauta ao chefe de gabinete do prefeito, ao secretário municipal de articulação política e ao secretário de segurança urbana e cidadania. No entanto, até agora não houve negociação.
“Estamos aqui para dizer que a guarda municipal merece respeito e dignidade. A categoria cansou de balela, de ser enganada e de ter o pior salário do Brasil. Quero parabenizar os companheiros, que vão parar as atividades na próxima quarta-feira”, declarou.
Marcos Henriques ainda parabenizou os profissionais da saúde pela mobilização da categoria e pelas reuniões realizadas com o Executivo Municipal. “Espero que essa negociação possa frutificar. Sou entusiasta da negociação, da conversa”, enfatizou.
Os vereadores Luís Flávio (PSDB), Lucas de Brito (PV) e João Almeida (Solidariedade) destacaram que a situação dos Guardas Municipais melhorou na atual gestão. “Tivemos uma melhoria imensa da Guarda Municipal na gestão de Luciano Cartaxo, não só pelos concursos públicos realizados, mas por ser um segmento que precisa de atenção para zelar pelo patrimônio público e ajudar na segurança. As reivindicações precisam ser analisadas pelo Executivo. No final, Cartaxo vai atender, dentro das possibilidades, as solicitações desse segmento tão importante do funcionalismo público”, afirmou Luís Flávio.
A vereadora Raíssa Lacerda (PSD) e os vereadores Tibério Limeira e Leo Bezerra (ambos do PSB) se colocaram à disposição da categoria a fim de contribuir para que as reivindicações sejam atendidas. “Toda luta é bem-vinda. Gostaria de me colocar à disposição na luta pela melhoria salarial e de condições de trabalho da categoria. Acompanho a Guarda Municipal desde meu primeiro mandato, e me coloco a disposição para contribuir com essa luta”, declarou Raíssa Lacerda.