Parlamentar cobra respostas às reivindicações dos profissionais da área de Saúde da Capital

por Damião Rodrigues — publicado 30/10/2019 14h15, última modificação 30/10/2019 14h15
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
A categoria, que lotou as galerias do Legislativo Municipal nesta terça-feira (30), solicita a implementação da data base e do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), além de reajuste salarial

O vereador Marcos Henriques (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta quarta-feira (30), para cobrar da Gestão Municipal a apresentação de uma proposta em torno da pauta de reivindicações dos profissionais da área de Saúde da Capital. A categoria lotou as galerias do Legislativo Municipal, nesta terça-feira (30), para ouvir o parlamentar externar seus pleitos: a implementação da data base da categoria e do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), além de reajuste salarial.

“Hoje, nós iremos falar sobre as reivindicações dos trabalhadores da área de Saúde de nossa cidade. Eles vivem uma verdadeira via crucis, buscando terem sua pauta de reivindicações atendida pela Gestão Municipal. Estivemos participando de todas as etapas destas negociações, e esta Casa se dispôs a contribuir com essa pauta. Estivemos com os secretários de Saúde e Finanças da cidade, que garantiram apresentar uma proposta para a categoria. Mas, isso já faz mais de quatro meses, e nada foi respondido”, revelou o vereador.

O parlamentar destacou o trabalho empreendido pela presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Paraíba (Sindep-PB), Milca Rodrigues do Rego, e pela presidente do Sindicato dos Odontologistas (Sindodonto-PB), Joana Batista Oliveira Lopes, que, segundo ele, estão fortalecendo a luta da categoria de forma positiva e empoderada, com todos os tramites sendo seguidos de maneira respeitosa.

“Essa Gestão tem subestimado a força de luta da categoria, porque, até hoje, nenhuma proposta foi apresentada. Quando surgir uma paralisação ou greve geral não venham culpar a categoria. Essa negociação já se arrasta há mais de quatro meses, e a Prefeitura não dá nenhuma resposta. Os salários recebidos pelos odontólogos e enfermeiros em nossa cidade é insignificante. Ao se aposentarem, eles vão ficar com menos de meio salario mínimo”, ressaltou o parlamentar.

Marcos Henriques também revelou que os vereadores da Capital vão apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2020 para garantir o reajuste da categoria. “Apelo ao prefeito Luciano Cartaxo (PV) que aceite as emendas direcionadas a esses profissionais, que lutam por dignidade, salário justo e pelo PCCR. Toda a categoria estará sempre visitando a Câmara para ratificar que não aceita mais um ano sem negociações. Ontem, tanto os profissionais da Saúde quanto os da Guarda Municipal estiveram em manifestação, lutando pelos seus direitos. Esses profissionais não vão calar, e estaremos aqui para fortalecer sua luta”, garantiu.

Em aparte, o vereador Tibério Limeira (PSB) solicitou que a Gestão Municipal construísse um diálogo com a categoria para garantir seus direitos, e informou que também vai encaminhar emenda à LOA 2020 para assegurar o reajuste dos profissionais da área de Saúde da Capital.