Parlamentar comemora ampliação de exame para o diagnóstico de câncer de mama em JP

por Clarisse Oliveira — publicado 25/09/2017 21h00, última modificação 18/07/2019 09h01
Lucas de Brito (PSL/Livres) ressaltou a importância dessa expansão para a prevenção da doença na Capital

O vereador Lucas de Brito (PLS/Livres) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta terça-feira (26), para comemorar decisão da prefeitura da Capital que ampliou a realização gratuita do exame de mamografia bilateral para mulheres a partir de 40 anos. Segundo o parlamentar, uma portaria do Governo Federal, em 2013, limitou a idade do exame para a partir dos 50 anos.

“É uma luta iniciada desde a emissão da portaria ministerial que restringiu o direito da realização dos exames. Essa decisão da Prefeitura é uma conquista e uma vitória para a cidade de João Pessoa, a partir da sensibilidade de seus gestores da saúde e seus administradores. Mas essa vitória não pode ser desacompanhada de vigilância”, alertou o vereador.

O parlamentar lembrou que João Pessoa é a capital em que as mulheres menos realizam exames de mamografia. “Temos a relação que, enquanto em Curitiba, no Paraná, 90% das mulheres realizam o exame de forma preventiva; aqui os índices são de 61%, a pior taxa do país”, informou Lucas de Brito lamentando os dados.