Parlamentar comemora aprovação de PL que institui Dia das Torcidas Organizadas
Tendo sido aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira (21) o Projeto de Lei que institui o dia 10 de agosto como o “Dia das Torcidas Organizadas”, o vereador Junio Leandro (PDT) tomou seu espaço na tribuna para comentar a respeito. Ele mencionou a importância dessas torcidas para a sociedade e agradeceu aos colegas parlamentares por contribuírem com a aprovação do projeto.
A data escolhida, 10 de agosto, remete ao dia em que faleceu o torcedor Eduardo Feliciano Justino da Silva, que, segundo consta no texto do projeto: “foi vitimado pela violência policial e acabou morto no arredor do estádio com vários golpes pelo corpo, tendo seu toráx dilacerado”, em Ceará-Mirim, na grande Natal, em 2019.
Em seu pronunciamento, o parlamentar salientou que considerava o PL um passo importante para desfazer o estigma de que torcidas organizadas são violentas. “A sociedade precisa saber e ter ciência de a torcida organizada não termina quando o jogo acaba, quando sai do estádio. Sou testemunha das ações sociais que as torcidas fazem dentro das comunidades carentes. Presta, muitas vezes, o serviço que o estado não presta”, explicou. E acrescentou: “Eu queria que os governantes e o estado entrassem com a mesma força que a policial para ofertar educação, cultura, esporte, qualidade de vida, lazer”.
Junio Leandro fez um apelo para que o Ministério Público, poderes públicos e de segurança tivessem um entendimento melhor sobre as torcidas, sabendo discernir as pessoas que vão para o estádio para, de fato, torcer, e realizam ações sociais. Ele afirmou que continuará empenhando esforços, realizando audiências públicas e buscando mostrar o trabalho que tem sido feito pelas torcidas e acrescentou ter certeza de que o prefeito Cícero Lucena, sendo botafoguense, sancionará o projeto.
O vereador Zezinho Botafogo afirmou que a torcida do Botafogo Futebol Clube é “diferenciada” e merece aplausos e respeito, mas enfatizou que a Casa estará sempre atenta para contribuir com todos os clubes.
Junio concluiu sua fala agradecendo aos colegas parlamentares pela aprovação do projeto e ressaltando: “O prefeito fez um gesto que outros gestores não fizeram”, referindo-se à camisa do clube que hoje leva o nome da capital paraibana.