Parlamentar defende criação da Secretaria Municipal de Cultura
No mês de abril deste ano, o vereador Milanez Neto (PTB) indicou ao Executivo Municipal a criação da Secretaria Municipal da Cultura da Capital. De acordo com o parlamentar, a intenção é resgatar a História de João Pessoa, que é a terceira Capital mais antiga do país, mas não tem secretaria exclusiva para tratar da cultura da cidade.
“É inadmissível que João Pessoa seja a única Capital do país que não tem uma Secretaria de Cultura. Estamos perdendo recursos financeiros para a cidade. Para o resgate de nossa História e cultura, precisamos desta pasta”, justificou o vereador.
A ideia é que a nova secretaria defina e implemente políticas e ações culturais, bem como restaure e preserve os bens culturais pertencentes ao patrimônio histórico e cultural do município no sentido de valorizar e preservar a cultura como forma de expressão viva e dinâmica inerente ao povo.
Segundo o parlamentar, João Pessoa precisa garantir a preservação de seu patrimônio histórico e artístico a partir de políticas públicas, que viabilizassem as iniciativas a serem realizadas pela nova pasta.
Dentre as atribuições da Secretaria da Cultura listadas no texto da Indicação, estão pesquisar, registrar e expor ao público a documentação e os acervos artísticos, culturais e históricos de interesse do município; descentralizar equipamentos, ações e eventos culturais, democratizando o acesso a bens culturais; planejar, promover, organizar e sistematizar as atividades culturais do município; fortalecer o sentimento de cidadania; preservar o patrimônio cultural municipal no âmbito da cidade de João Pessoa; formular e desenvolver a Política Municipal de Cultura; e realizar eventos que resgatem o orgulho da população pela celebração das datas importantes, principalmente a do aniversário da Capital, além de incentivarem o turismo local.