Parlamentar defende inclusão da língua espanhola no currículo das escolas municipais da Capital

por Damião Rodrigues — publicado 03/04/2019 21h00, última modificação 28/06/2019 23h47
Carlão (DC) acredita que a implantação da disciplina é essencial para que os alunos possam aprender e obter êxito nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

O vereador Carlão (DC) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quinta-feira (4), para defender a inclusão da disciplina de Língua Espanhola no currículo do ensino fundamental da rede municipal de ensino. O parlamentar acredita que a implantação da disciplina é essencial para que os alunos possam aprender e obter êxito nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“A atual Gestão Municipal da nossa cidade tem investido em educação desde a primeira infância. Esse cuidado pode garantir um melhor desempenho dos nossos jovens no decorrer de sua vida escolar. Eu acredito na educação como salvação, e destaco sua importância para nossa sociedade”, afirmou.

O parlamentar reforçou que o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras está se tornando cada vez mais importante na vida de todos. “A procura dos alunos por aprender o idioma é muito grande, a maioria se interessa mais pelo espanhol”, ressaltou.

Para Carlão, a inclusão do espanhol nas escolas públicas do Município vai garantir a isonomia entre os estudantes da rede pública e da rede privada, que já estudam esse idioma. Ele informou que, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 74% dos jovens do Nordeste que prestam a prova do Enem escolhem o espanhol como língua estrangeira. Na Paraíba, são cerca de 82% dos alunos.

O parlamentar acrescentou que, além de preparar o aluno para a prova do Enem, a inserção da Língua Espanhola como disciplina nas escolas públicas municipais vai qualificar os alunos para o mercado de trabalho. “Estamos rodeados de países que falam espanhol. O turismo é um setor muito importante para a economia local, que ainda precisa de muitos profissionais fluentes nessa língua. A aprendizagem do espanhol pode garantir aos nossos jovens um abertura do leque de oportunidades profissionais. Estamos falando de emprego e renda”, arguiu.

Carlão disse ainda que pesquisas comprovam que a aprendizagem de línguas estrangeiras acontece de forma mais eficaz na infância, é mais fácil para crianças de até oito anos de idade, fase em que são capazes de armazenar rapidamente os novos termos e sons. “O ensino precoce de uma língua estrangeira é gravado na memória a longo prazo, de forma profunda e indelével. É um pouco como andar de bicicleta: uma vez aprendido, nunca esquecido”, defendeu.

O vereador propôs uma discussão na Câmara, com a participação de toda sociedade e das autoridades ligadas ao tema, para aprofundar a questão e poder demonstrar a importância da resolução. “Precisamos discutir essa inclusão na nossa grade curricular”, enfatizou.