Parlamentar defende modernização de frota de ônibus do Município

por Érika Bruna Agripino — publicado 07/06/2016 21h00, última modificação 16/07/2019 15h54
Renato Martins (PSB) disse que algumas medidas podem incentivar o uso do transporte público coletivo e melhorar a mobilidade urbana em João Pessoa

Em seu pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira (8), o vereador Renato Martins (PSB) pediu a colaboração dos colegas para aprovação de matérias de sua autoria voltadas para a modernização da frota de ônibus de João Pessoa. O parlamentar defendeu, na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a climatização e a modernização desses veículos na Capital, como forma de incentivar o uso do transporte público coletivo e melhorar a mobilidade urbana.

Uma proposta de Renato Martins é a instalação de aparelhos de ar condicionado em todos os ônibus em circulação em João Pessoa, em um prazo de até cinco anos. “Devido a sua posição geográfica, a Capital paraibana possui um clima quente, fato que contribui para o desconforto no interior dos ônibus, que, em horários de pico, geralmente se encontram lotados e com a temperatura interna bastante elevada, chegando a provocar mal-estar nos passageiros”, justificou o socialista.

Outras melhorias apontadas foram a colocação de câmeras nas portas e na traseira dos veículos, para dar mais segurança nas manobras, além de elevadores para passageiros cadeirantes, lugares adaptados para pessoas obesas e a recontratação de cobradores para darem fim à dupla função que muitos motoristas têm hoje em dia.

As sugestões do parlamentar seriam possíveis, segundo ele, através de medidas conjuntas dos Governos Estadual e Municipal. Ele sugeriu, por exemplo, a renúncia de arrecadação e a destinação de recursos oriundos das passagens de ônibus para tal fim.

“Se fosse tirada uma porcentagem do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto Sobre Serviços (ISS), em um montante de oito milhões de passagens, daria cerca de R$ 30 milhões em recursos por ano”, calculou Renato Martins.