Parlamentar denuncia falta de manutenção em praças da Capital

por Damião Rodrigues — publicado 20/05/2019 21h00, última modificação 26/06/2019 13h51
Marcos Henriques (PT) exibiu imagens de cinco praças sem manutenção ou com obras inacabadas em diversos bairros da cidade

“Até que ponto vale inaugurar diversas praças, se a Prefeitura não consegue manter as que já existem?”. Com esse questionamento, o vereador Marcos Henriques (PT) iniciou seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta terça-feira (21). O parlamentar exibiu imagens feitas em seu celular de cinco praças sem manutenção ou com obras inacabadas em diversos bairros da Capital.

“Quem circula por João Pessoa sabe muito bem o que vou falar agora. As praças deveriam servir como área social, de lazer e prática de esportes. Mas, por falta de manutenção, estão servindo de espaço para narcotraficantes. Fazer praças e esquecê-las é criar um problema maior”, afirmou o líder da oposição.

Através de imagens gravadas em seu celular, o vereador exibiu cenas de obras inacabadas em uma praça no bairro José Américo. “Está obra deveria ter sido entregue em janeiro deste ano, e continua como vocês estão vendo. Estas outras praças no Cristo Redentor estão com o mato dando na canela. Encaminhei diversos requerimentos à Prefeitura Municipal de João Pessoa e nenhum foi atendido, assim como não foram atendidas nenhuma das nossas emendas impositivas”, revelou o parlamentar.

Outra imagem apresentada por Marcos Henriques exibia uma placa com dados sobre a construção de uma praça, no bairro Jaguaribe, que documentava o valor da obra e o prazo para conclusão. “Esta é a mais nova modalidade criada por essa Gestão para enganar a população: não divulgar a data de início de uma obra, para que ela seja infinita. Sabemos que esta obra começou no dia 26 de fevereiro de 2018, mas essa informação não consta na placa, que anuncia um prazo de 240 dias para conclusão. Esse prazo já terminou há seis meses”, informou.

Marcos Henriques sugeriu que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) forme uma equipe para realizar ações de manutenção nas praças da cidade. Ele ainda anunciou que pretende realizar uma audiência pública, na CMJP, para debater sobre o investimento dos R$ 410 milhões destinados à Prefeitura da Capital pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Apartes

Os vereadores Milanez Neto (PTB) e Mamuthe Cavalcanti (PSD) exaltaram as ações de construções de praças realizadas pela Gestão Municipal, destacando que elas servem como espaço de socialização, lazer e prática de esportes. “A população também precisa se responsabilizar pela manutenção desses equipamentos. As praças não são patrimônio da Prefeitura, mas de toda a sociedade. Então, é necessário que as pessoas cuidem e zelem por esses espaços, que servem a todos”, destacou Milanez Neto.

O vereador Lucas de Brito (PV) afirmou que não é simples manter a grande quantidade de equipamentos já existentes na cidade, devido à centralização orçamentária, e sugeriu a descentralização do orçamento para permitir agilidade nos pequenos reparos.

Tibério Limeira (PSB) lamentou que praças antigas da cidade estejam esquecidas pela Gestão Municipal. “Existem três praças em construção no bairro Castelo Branco, e a praça Nossa Senhora da Paz, que precisa de manutenção, está abandonada. A Prefeitura constrói novas praças e esquece as antigas, porque não são obras desta Gestão”, criticou.