Parlamentar destaca importância da Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo para o desenvolvimento das cidades

por Damião Rodrigues — publicado 23/04/2019 21h00, última modificação 30/06/2019 16h20

O vereador Tibério Limeira (PSB) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quinta-feira (25), para destacar a importância da Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo 2019 (SAAU’19) para o desenvolvimento das cidades. O evento acontece entre os dias 22 e 26 de abril, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, na capital paraibana.

O parlamentar afirmou que o evento, promovido pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp), com apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil na Paraíba (IAB-PB) e da Rede BR Cidades, representa um ato político em defesa das cidades e da reforma urbana. Ele aproveitou para saudar o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Iesp, professor Pedro Rossi, pela maestria na condução do evento.

“Venho saudar uma inciativa que acontece a alguns anos em João Pessoa. A Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo do Iesp acontece na segunda quinzena de abril para debater sobre a reforma urbana e o desenvolvimento das cidades. Em um evento como esse, que é referência nacional, podemos discutir sobre a questão fundiária, mobilidade urbana e transporte público. Precisamos aproximar o transporte do emprego e o emprego da moradia para melhorar o espaço urbano”, comentou Tibério Limeira.

O vereador explicou que o tema central do encontro este ano é ‘Morar, viver e [re]existir nas cidades’, e destacou que as cidades brasileiras abrigam aproximadamente 85% da população do país. “O espaço urbano precisa ser discutido para conseguirmos viver em cidades mais humanas e mais seguras, com espaços mais saudáveis. Com a colaboração de todos, podemos refletir sobre a cidade que queremos”, arguiu.

Tibério Limeira ainda reforçou que durante a semana acontece a abertura oficial da 156ª Reunião Nacional do Conselho Superior (COSU) do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o evento de maior relevância da entidade, a mais antiga das instituições brasileiras dedicadas à arquitetura, ao urbanismo e ao exercício da profissão.